Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDAMASCENO, I. C.
dc.date.accessioned2025-04-14T17:48:14Z-
dc.date.available2025-04-14T17:48:14Z-
dc.date.created2025-04-14
dc.date.issued2013
dc.identifier.citation2013.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174824-
dc.descriptionPara o sucesso da Técnica do Inseto Estéril (TIE) em programas de erradicação e/ou supressão populacional utilizados no controle da mosca-da-fruta Ceratitis capitata, Wiedemann (Diptera: Tephritidae), é necessário a utilização de machos estéreis de boa qualidade. As fontes de alimentação dos insetos criados massivamente, assim como o método de esterilização no processo final de criação podem afetar significativamente sua qualidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar quatro formulações de dieta larval para utilização na cria massiva de C. capitata, linhagem mutante Vienna 8 – tsl, assim como, testar diferentes doses de raio X [0 (controle), 80; 95; 115 e 125 Gy] para tratar as pupas afim obter machos estéreis desta linhagem na Biofábrica Moscamed Brasil (BMB). Os parâmetros avaliados foram o rendimento ovo-pupa, peso da pupa, proporção de pupas brancas e marrons, emergência e voadores, fecundidade e fertilidade de fêmeas, esterilidade e sobrevivência sob estresse. As quantidades e as diferentes fontes protéicas oferecidas nas diferentes dietas, durante a fase larval, não influenciaram nos parâmetros de qualidade avaliados. Exceto o rendimento ovo-pupa e a proporção de pupas brancas foram maiores nas dietas a base de proteína de soja ou apenas com levedura de cerveja (dietas 4 e 3). Os machos irradiados com 115 Gy (raios-X) induziram um alto nível de esterilidade em fêmeas de C. capitata e não afetaram a qualidade dos insetos. Os resultados observados mostram que ambas as dietas (4 e 3), bem como a dose de 115 Gy podem ser utilizadas como padrão na criação massal de Vienna 8 - tsl, na BMB.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInseto esteril
dc.titleInfluência da composição da dieta larval e da radiação x na qualidade de Ceratitis capitata Wiedemann, 1824 (Diptera: tephritidae) produzida em criação massal.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMosca das Frutas
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroCeratitis Capitata
dc.subject.thesagroMosca do Mediterrâneo
dc.subject.thesagroRaio X
dc.subject.thesagroCriação Massal
dc.subject.nalthesaurusFruit flies
dc.subject.nalthesaurusInsects
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas. Orientada por Antônio Souza do Nascimento; Co-orientadora por Beatriz Aguia Jordão Paranhos, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent261 f.
riaa.ainfo.id1174824
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-14
dc.contributor.institutionITALA CRUZ DAMASCENO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencia-da-composicao-da-dieta-larval-e-da-radiacao-x-na-qualidade-de-Ceratitis-capitata-Wiedemann.pdf729.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace