Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174977
Title: A repetibilidade da reatividade de animais da raça nelore quantificada por meio do teste de reatividade animal em ambiente de contenção móvel.
Authors: MAFFEI, W. E.
BERGMANN, J. A. G.
MAGNABOSCO, C. de U.
Affiliation: WALSIARA ESTANISLAU MAFFEI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSÉ AURÉLIO GARCIA BERGMANN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 11.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 15.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 22., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009.
Pages: 3 p.
Description: Resumo: Objetivou-se com o trabalho quantificar a reatividade (REAT) de animais da raça Nelore à desmama, ao ano e ao sobreano por meio do teste de reatividade animal em ambiente de contenção móvel para estimar o coeficiente de repetibilidade. Foram utilizados 2.335 animais da raça Nelore filhos de 2.057 mães e 101 pais provenientes de três rebanhos. A priori, os dados da REAT foram submetidos à transformação logarítima e a modelagem. Os componentes de (co)variância e os parâmetros genéticos e fenotípicos foram estimados pelo método da Máxima Verossimilhança Restrita Livre de Derivada (REML), utilizando o programa MTDFREML. As análises foram do tipo unicaracterística sob modelo animal. A modelagem revelou significância para os seguintes fatores: à desmama fazenda, balança, época de nascimento, manejo e idade da mãe linear; ao ano fazenda, balança e manejo e; ao sobreano fazenda, balança, manejo e sexo que foram então inclusos na formação dos grupos de contemporâneos. A análise unicaracterística do conjunto de dados de reatividade à desmama, ao ano e ao sobreano revelou coeficiente moderado para a repetibilidade, 0,24 e baixo para a herdabilidade, 0,14 concluindo-se que a seleção para animais menos reativos pode ser eficiente, entretanto, não deve ser realizada em animais muito jovens.
Thesagro: Gado Nelore
Parâmetro Genético
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
repetibilidade-da-reatividade-de-animais.pdf192.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace