Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFRAZÃO, J. J.
dc.contributor.authorRATKE, R. F.
dc.contributor.authorBARBOSA, J. M.
dc.contributor.authorSANTOS, G. G.
dc.contributor.authorPEREIRA, H. S.
dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos
dc.contributor.authorFERNANDES, E. P.
dc.date.accessioned2025-04-22T20:47:32Z-
dc.date.available2025-04-22T20:47:32Z-
dc.date.created2025-04-22
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. [Viçosa]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175022-
dc.descriptionRESUMO - A adoção do Sistema de Plantio Direto vem crescendo de forma sistemática nas regiões de Cerrado no Brasil. Neste sistema, o uso da recalagem está sendo frequentemente utilizado devido às condições de solos ácidos e de baixa CTC. A aplicação de calcário com granulometria maior que 0,3 mm em quantidade superior a dose recomendada e incorporada no solo na implantação do Sistema de Plantio Direto, pode favorecer o tempo de correção da acidez do solo e o fornecimento de Ca e Mg. A implantação desta técnica depende efetivamente de manter um sistema produtivo de longa duração, que não reduza a produtividade das culturas exploradas nos primeiros anos de cultivo e mantenha ou supere esta produção. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da utilização do calcário com granulometrias superiores a 0,3 mm, na produção de milho. O experimento foi montado com delineamento em Blocos Casualizados com 5 tratamentos. Os tratamentos consistiram em diferentes granulometrias de calcário: 0) testemunha, sem calcário; 1) 0,2 a 0,3; 2) 0,3 a 0,56; 3) 0,56 a 0,82 e 4) 0,82 a 2 mm. O calcário utilizado foi caracterizado como dolomítico. As doses de calcário utilizadas foram calculadas pelo método de saturação por bases, para elevar a saturação do solo até 50%, desta forma a dose calculada foi de 1,3 t ha-1, considerando a reatividade de 100%. Assim, as quantidades de calcário utilizadas em cada tratamento, corrigidos pela reatividade das granulometrias foram: 0) 0; 1) 1,3; 2) 2,6; 3) 3,9; 4) 6,5 t ha-1 respectivamente. O calcário foi aplicado e incorporado no mês de outubro de 2008 e o milho foi plantado em dezembro desse mesmo ano, utilizando o espaçamento entre linhas de 90 cm, com média de 5 a 6 plantas por metro na linha de plantio. Após 120 dias, o milho foi colhido e verificou-se que já no primeiro cultivo houve diferenças de produtividade, em função das granulometrias de calcário na produção de grãos de milho. A maior produção média de grãos de milho foi verificada na aplicação de calcário com a granulometria de 0,82 a 2 mm e 6,5 t ha-1 de calcário aplicado e incorporado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleProdução de milho com aplicação de diferentes granulometrias de calcário na implantação do sistema de plantio direto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroProdução Agrícola
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroCalagem
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1175022
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-22
dc.contributor.institutionJOAQUIM JOSÉ FRAZÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; RAFAEL FELIPPE RATKE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; JULIANO MAGALHÃES BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; GLENIO GUIMARÃES SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; HAMILTON SERON PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; JOAO DE DEUS GOMES DOS SANTOS JUNIO, CPAC; ELIANA PAULA FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Producao-de-milho-com-aplicacao.pdf36.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace