Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, T. H. P.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, P. T. G.
dc.contributor.authorFURTINI NETO, A. E.
dc.contributor.authorGUERRA, A. F.
dc.contributor.authorRIBEIRO FILHO, G. C.
dc.date.accessioned2025-04-23T13:47:51Z-
dc.date.available2025-04-23T13:47:51Z-
dc.date.created2025-04-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. [Viçosa]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175032-
dc.descriptionRESUMO – Resultados recentes de pesquisa mostraram respostas de cafeeiros em produção à aplicação de maiores doses anuais de fósforo no solo. Neste contexto, é importante observar o comportamento dos extratores de P, comumente utilizados no país, com relação a esse sistema agrícola. O presente trabalho teve o objetivo de quantificar as formas inorgânicas de P e sua relação com os teores de P disponível por Mehlich-1 e resina de troca iônica. O experimento foi realizado em área com cafeeiros irrigados, em produção, instalado num Latossolo Vermelho distrófico típico (LVd) em Planaltina, DF, com três repetições em blocos casualizados e submetido à adubação fosfatada anual, a partir de 2002, de 0, 50, 100, 200 e 400 kg ha-1 de P2O5. O fósforo foi determinado pelos extratores Mehlich-1, resina de troca iônica e pelo fracionamento de Chang & Jackson em amostras de solo coletadas nas profundidades 0 a 10, 10 a 20 e 20 a 40cm. Os teores de P, disponíveis pelos extratores de rotina, aumentaram com os incrementos das doses de P2O5 no solo. Houve correlação positiva entre os teores de P disponíveis por ambos os extratores de rotina Mehlich-1 e resina de troca iônica. Houve correlação positiva entre os teores de P fornecidos pelos extratores de rotina e a forma relativa de P-Al; correlação negativa entre aqueles extratores e as formas relativas de P-Fe e P-Ca. Ambos os extratores de rotina foram equivalentes na extração de P disponível deste solo. A forma de P-Al foi aquela que mais contribuiu para a disponibilidade do nutriente no sistema.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDisponibilidade de fósforo por diferentes extratores em solo com cafeeiros em produção submetidos a diferentes doses do nutriente.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilidade do Solo
dc.subject.thesagroFósforo
dc.subject.thesagroLatossolo Vermelho
dc.subject.thesagroCafeicultura
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id1175032
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-23
dc.contributor.institutionTHIAGO HENRIQUE PEREIRA REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; PAULO TÁCITO GONTIJO GUIMARÃES, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; ANTÔNIO EDUARDO FURTINI NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANTONIO FERNANDO GUERRA, CPAC; GUY CARVALHO RIBEIRO FILHO, GUY C. R. CONSULTORIA RURAL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disponibilidade-de-fosforo.pdf92.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace