Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175147
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOREIRA, L. dos S.
dc.contributor.authorMELO, D. R.
dc.contributor.authorCHAMBARELLI, M. C. M. de C.
dc.contributor.authorSOUZA, A. C. F. de
dc.contributor.authorMENDONÇA, A. E. de
dc.contributor.authorPINHEIRO, R. M.
dc.contributor.authorMONTEIRO, C. M. de O.
dc.contributor.authorSOUZA, P. E. de A.
dc.contributor.authorCARVALHO, W. A.
dc.contributor.authorPRATA, M. C. de A.
dc.date.accessioned2025-04-28T12:48:19Z-
dc.date.available2025-04-28T12:48:19Z-
dc.date.created2025-04-28
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - PIBIC/FAPEMIG, 30., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175147-
dc.descriptionO carrapato bovino é dos principais obstáculos ao desenvolvimento da pecuária. Nematoides entomopatogênicos (NEPs) são promissoras alternativas para seu controle. Para evitar ação deletéria de fatores abióticos sobre NEPs foi desenvolvida formulação protetora, demandando aprimoramento para efeito satisfatório. Uma possibilidade seria associação a extratos vegetais, desde que tais compostos possam exercer ação sem prejudicar sobrevivência de NEPs. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar compatibilidade de NEPs HP88 e LPP30 em formulação associados a extrato glicólico de eucalipto, a partir do monitoramento da sobrevivência. Cada estirpe de NEPs em formulação foi adicionada a extrato glicólico de eucalipto 5, 10 e 15%, avaliando-se a sobrevivência diariamente. A associação com extrato glicólico de eucalipto 5% possibilitou maior sobrevivência para HP88 e LPP30. NEPs LPP30 em formulação associados a extrato glicólico de eucalipto 5% apresentaram valores estatisticamente semelhantes de sobrevivência por maior tempo de exposição (576h) quando comparado a HP88 (408h), ambos estatisticamente equivalentes aos controles. Embora ambas as estirpes tenham demonstrado desempenho satisfatório, a associação LPP30 em formulação com extrato glicólico de eucalipto 5% se apresenta como alternativa mais promissora em pesquisas futuras para controle do carrapato, por proporcionar sobrevivência inalterada por mais tempo. As informações contidas nesse documento contribuem para o alcance dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 2 - Erradicação da fome: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 3 - Saúde de qualidade: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ODS 6 - Água limpa e saneamento: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos; ODS 8 – Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHP88
dc.subjectLPP30
dc.titleSobrevivência in vitro de nematoides entomopatogênicos em formulação associada a extrato glicólico de eucalipto para uso no controle biológico do carrapato bovino.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroCarrapato
dc.subject.nalthesaurusEucalyptus globulus
dc.subject.nalthesaurusHeterorhabditis
dc.description.notesODS 2, ODS 3. ODS 6, ODS 8.por
dc.format.extent2p. 41-46.
riaa.ainfo.id1175147
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-28
dc.contributor.institutionLETÍCIA DOS SANTOS MOREIRA; DIEGO RODRIGUES MELO, PREFEITURA DE JUIZ DE FORA; MELISSA CARVALHO MACHADO DE COUTO CHAMBARELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; ANA CAROLINE FERREIRA DE SOUZA; ALESSANDRA ÉSTHER DE MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; RALPH MATURANO PINHEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CAIO MÁRCIO DE OLIVEIRA MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PAOLA EDUARDA DE ALMEIDA SOUZA; WANESSA ARAUJO CARVALHO, CNPGL; MARCIA CRISTINA DE AZEVEDO PRATA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Sobrevivencia-in-vitro-de-nematoides-entomopatogenicos.pdf237.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace