Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175151
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDIAS, I. M.
dc.contributor.authorMAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
dc.contributor.authorANDRADE, R. G.
dc.contributor.authorHOTT, M. C.
dc.date.accessioned2025-04-28T12:48:28Z-
dc.date.available2025-04-28T12:48:28Z-
dc.date.created2025-04-28
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - PIBIC/FAPEMIG, 30., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175151-
dc.descriptionO mapeamento em grande escala do estado das pastagens brasileiras é de crucial importância nos dias de hoje. Dados de sensoriamento remoto oferecem uma ferramenta poderosa para monitorar essas áreas de forma contínua. Utilizando soluções geográficas para internet, apresentamos os primeiros resultados em plataformas digitais, como a do GeoInfo da Embrapa. Para isso, realizamos diversas etapas de coleta, tratamento e organização de dados MODIS. O objetivo principal deste trabalho foi reunir uma série histórica de dados NDVI/MODIS (produto MOD13Q1), dados estatísticos a respeito da produção de leite para validação e avaliação do rendimento da produção leiteira, e criar métodos para estimar indicadores de longo prazo que reflitam as condições das pastagens nas regiões de interesse. Uma parte desses dados já está disponível para consulta na plataforma GeoInfo, permitindo avaliar a vegetação dessas áreas. As informações contidas nesse documento contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente para o ODS 15 - Vida Sobre a Terra: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoprocessamento
dc.titleSérie temporal de dados NDVI/MODIS para monitoramento da vegetação por sensoriamento remoto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroVegetação
dc.description.notesODS 15.por
dc.format.extent2p. 51-55.
riaa.ainfo.id1175151
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-28
dc.contributor.institutionISABELLE MARTINS DIAS; WALTER COELHO PEREIRA DE MAGALHAES, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Serie-temporal-de-dados-NDVI-MODIS.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace