Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175166
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBASTOS, D. F.
dc.contributor.authorMACHADO, T. N.
dc.contributor.authorLUZ, F. M. S.
dc.contributor.authorBARRETO, A. C.
dc.contributor.authorFERNANDES, M. F.
dc.date.accessioned2025-04-28T14:47:47Z-
dc.date.available2025-04-28T14:47:47Z-
dc.date.created2025-04-28
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19., 2009, São Cristóvão. Resumos...São Cristóvão: UFS, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175166-
dc.descriptionOs objetivos deste trabalho foram: (i) avaliar os efeitos de métodos de preparo de solo e de sistemas de cultivo de milho sobre as propriedades físicas da camada de 0 a 20 cm de um Argissolo Amarelo coeso dos tabuleiros costeiros, e (ii) avaliar a relação entre a produção de milho e a qualidade física do solo (QFS). O experimento constituiu-se em um delineamento em blocos casualizados (DBC) em subparcelas, com quatro repetições. Três métodos de preparo (plantio convencional, PC; cultivo mínimo, CM; e plantio direto, PD) foram testados nas parcelas e dois sistemas de cultivo de milho (milho solteiro, MS e milho consorciado com guandu, MG), nas subparcelas. O PC constituiu-se em uma aração e duas gradagens. Em CM utilizou-se escarificação a 30 cm de profundidade, sendo esta a única diferença deste preparo em relação ao PD. Parcelas sob pousio há sete anos, inseridas no DBC, foram utilizadas como referência de solo-não manejado. Analisaram-se o diâmetro médio de agregados (DMA), porcentagem de macroagregados estáveis em água (PAEA), água disponível (AD), densidade do solo (Ds), macroporosidade (MaP), microporosidade (MiP) e taxa de infiltração de água (INF). O efeito dos tratamentos sobre a qualidade física do solo (QFS), expresso como a resposta conjunta das sete variáveis foi analisado por técnicas multivariadas. O consórcio de milho e guandu não alterou significativamente as propriedades estudadas, nem a QFS, em relação ao sistema de milho solteiro. O pousio promoveu melhorias significativas em todas as variáveis. Os preparos sem revolvimento (CM e PD) apresentaram maiores MaP, DMA e PAEA e menores MiP e Ds que o PC. A escarificação em CM reduziu apenas DMA em relação ao PD. A análise multivariada revelou um gradiente de QFS na direção PC CM+PD pousio. A produtividade de milho foi positivamente correlacionada à QFS nos tabuleiros costeiros.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito do método de preparo de dolo e do consórcio do milho com guandu sobre a qualidade Física de um dolo caulinítico.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroAlissolo
riaa.ainfo.id1175166
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-28
dc.contributor.institutionDIEGO F. BASTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; THADEU N. MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; FLAVIA MICHELLE S. LUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; ANTONIO CARLOS BARRETO, CPATC; MARCELO FERREIRA FERNANDES, CPATC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Efeito-do-metodo-de-preparo-de-solo.2009.pdf85.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace