Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175318
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBARBOZA NETO, J. H.
dc.date.accessioned2025-05-06T16:47:39Z-
dc.date.available2025-05-06T16:47:39Z-
dc.date.created2025-05-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citation2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175318-
dc.descriptionO cultivo de uvas de mesa no Submédio do Vale do São Francisco tem acompanhado o investimento em novas cultivares sem sementes, produtivas e com características de qualidade apreciadas pelos consumidores. A inserção contínua de avanços tecnológicos na produção e manejo pós-colheita fortalecem a atividade, contribuindo para a competitividade. O armazenamento refrigerado se consolidou como ferramenta essencial à conservação da fruta. Porém, é necessária a associação com outras tecnologias que potencializem a vida útil da uva de mesa. O objetivo deste trabalho foi preservar a qualidade e estender a conservação pós-colheita da uva de mesa cultivar TimpsonTM produzida na região do Submédio do Vale do São Francisco por meio da aplicação pré-colheita de 1-MCP e do uso de atmosfera modificada. O estudo abrangeu dois experimentos, em delineamento experimental inteiramente casualizado. O primeiro, em fatorial 4x5, avaliou dose de 1-MCP e tempo de armazenamento e o segundo, em fatorial 2x2x5, avaliou 1-MCP, atmosfera modificada por embalagem e tempo de armazenamento. O 1-MCP foi aplicado por pulverização dos cachos, aos sete dias antes das colheitas, que foram realizadas em 07/10/2022 (1o experimento) e 29/11/2022 (2o experimento). Os cachos colhidos foram transportados para o Laboratório de Fisiologia Pós-colheita da Embrapa Semiárido, onde foram amostrados e avaliados. As amostras foram pesadas, embaladas e armazenadas a 0,0±2,5oC, 83,0±3,5% UR. No primeiro experimento, as avaliações foram realizadas aos 0, 10, 20 30 e 40 dias. No segundo experimentos, os cachos foram avaliados aos 0, 14, 21, 28 e 35 dias. Os atributos de qualidade avaliados foram: perda de massa, firmeza da baga, desgrane, escurecimento da ráquis, incidência de manchas, ocorrência de murcha, cor da casca (luminosidade, croma e ângulo Hue), teor de sólidos solúveis, acidez titulável e teor de polifenóis extraíveis totais. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa SISVAR versão 5.6. As doses de 1-MCP não produziram efeitos consistentes na maior parte das variáveis observadas no primeiro experimento. A perda de massa, o desgrane e a perda da luminosidade foram maiores nos cachos que receberam a maior dose de 1-MCP. A maior conservação da qualidade foi alcançada pelo emprego de atmosfera modificada, isoladamente ou em associação com o 1-MCP. O efeito sinérgico entre 1- MCP e atmosfera modificada foi observado na redução da luminosidade da casca. No decorrer do armazenamento não houve grandes alterações nos parâmetros de qualidade.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArmazenamento refrigerado
dc.subjectViticultura tropical
dc.subjectUvas de mesa
dc.subjectVale do São Francisco
dc.subjectCultivar TimpsonTM
dc.title1-Metilciclopropeno e atmosfera modificada para conservação de uva de mesa cv. Timpson tm.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.subject.thesagroVinho
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.subject.nalthesaurusPostharvest physiology
dc.subject.nalthesaurusPostharvest technology
dc.subject.nalthesaurusPostharvest treatment
dc.subject.nalthesaurusCold storage
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Produção Vegetal ) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientado por Maria Auxiliadora Coelho de Lima, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent2112 f.
riaa.ainfo.id1175318
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-06
dc.contributor.institutionJOSÉ HENRIQUE BARBOZA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace