Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175366
Title: Análise multiescalar do potencial de expansão agrícola em áreas de pastagens degradadas a partir de dados geoespaciais.
Authors: BOLFE, E. L.
SANO, E. E.
SILVA, G. B. S. da
VICTORIA, D. de C.
MASSRUHA, S. M. F. S.
OLIVEIRA, A. F. de
Affiliation: EDSON LUIS BOLFE, CNPTIA; EDSON EYJI SANO, CPAC; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPMA; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPTIA; SILVIA MARIA FONSECA S MASSRUHA, PR; ARYEVERTON FORTES DE OLIVEIRA, CNPTIA.
Date Issued: 2025
Citation: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 21., 2025, Salvador. Anais [...]. Campinas: Galoá, 2025. 4 p.
Description: Este estudo objetivou analisar o potencial de expansão agrícola sobre áreas de pastagens com algum grau de degradação no Brasil e gerar dados quantitativos e espaciais por bioma e município. Foram considerados dados relacionados às áreas de pastagens em processo de degradação, potencial agrícola natural das terras, infraestrutura (rodovias e armazéns), áreas agrícolas atuais, Zoneamento Agrícola de Risco Climático e restrições legais decorrentes da localização de terras indígenas, assentamentos rurais, quilombolas e unidades de conservação. Os resultados indicaram a existência de aproximadamente 28 milhões de ha de pastagens com níveis intermediários a severos de degradação que apresentam alto ou bom potencial para conversão em áreas agrícolas. O Cerrado foi o bioma que apresentou o maior potencial, totalizando cerca de 14,5 milhões de ha. A conversão dessas áreas pode aumentar em aproximadamente 35% a área destinada ao plantio de grãos no país em relação à área total utilizada na safra 2022/23.
Thesagro: Sistema de Informação Geográfica
Pecuária
Agricultura
NAL Thesaurus: Geographic information systems
Livestock
Crops
Keywords: Multifonte
Zarc
Zoneamento Agrícola de Risco Climático
Multisource
SemeAR Digital
ISBN: 978-65-80968-29-9
Notes: Na publicação: Gustavo Bayma.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP-Analise-multiescalar-SBSR2025.pdf955.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace