Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDANTAS, A. M. N.
dc.date.accessioned2025-05-08T13:47:46Z-
dc.date.available2025-05-08T13:47:46Z-
dc.date.created2025-05-08
dc.date.issued2024
dc.identifier.citation2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175391-
dc.descriptionEste estudo aborda um desafio importante na viticultura do Vale do São Francisco, que é o controle de cochonilhas, especialmente das famílias Pseudococcidae e Diaspididae. Esses insetos podem causar danos significativos nos cultivos de uva, levando a perdas na produção. O controle de pragas em videira frequentemente é feito com o uso de pesticidas químicos, que muitas vezes se apresentam como ineficientes. Este estudo objetivou avaliar o manejo microbiológico de cochonilhas Pseudococcidae e Diaspididae, além do registro de um novo parasitoide. Os fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae foram usados como uma alternativa biológica ao controle químico convencional. Os resultados indicaram que o manejo microbiológico é eficaz no controle de cochonilhas em videiras, comparado ao manejo químico convencional. O controle microbiológico pode oferecer benefícios significativos e mais sustentável em termos de redução da dependência de pesticidas químicos, além da preservação do ambiente e manutenção da qualidade dos frutos. Além disso, este estudo relatou pela primeira vez a ocorrência natural do parasitoide Comperiella lemniscata (Encyrtidae). Este novo registro é promissor, pois sugere a presença de um inimigo natural que pode desempenhar importante função no controle biológico dessas cochonilhas, contribuindo para um manejo integrado mais equilibrado e eficaz. Portanto, os resultados deste estudo destacam a viabilidade do manejo microbiológico, utilizando fungos entomopatogênicos, e a importância da presença de inimigos naturais na regulação das populações de cochonilhas em vinhedos. Esses resultados contribuem para o conhecimento científico sobre estratégias de controle biológico em sistemas agrícolas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVideira
dc.subjectPragas agricolas
dc.subjectFungos entomopatogenicos
dc.subjectManejo integrado de praga
dc.titleManejo microbiológico de cochonilhas da videira e primeiro registro do parasitoide Comperiella lemniscata (Hymenoptera: Encyrtidae) no Brasil.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCochonilha
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.subject.thesagroViticultura
dc.subject.thesagroBeauveria Bassiana
dc.subject.thesagroMetarhizium Anisopliae
dc.subject.thesagroControle Químico
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por José Eudes de Morais Oliveira, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent260 f.
riaa.ainfo.id1175391
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-08
dc.contributor.institutionANDRÉIA MARIA NOGUEIRA DANTAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace