Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175443
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, S. D. P. da
dc.date.accessioned2025-05-09T13:47:40Z-
dc.date.available2025-05-09T13:47:40Z-
dc.date.created2025-05-09
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175443-
dc.descriptionO uso do girassol como flor de corte vem ganhando expressão no mercado de floricultura por suas características fitotécnicas e pela beleza de suas inflorescências que são diferenciais atrativos. A cultura apresenta elevado potencial para produção em regiões de clima semiárido tropical. Sabendo-se que sua produtividade está diretamente relacionada com a eficiência fotossintética e que esta é influenciada por características genotípicas e ambientais, é imprescindível entender como estes fatores interferem no desenvolvimento da cultura, de modo a identificar o genótipo mais adaptado à região, bem como definir a época mais apropriada para o cultivo. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho ecofisiológico, agronômico e pós-colheita de diferentes cultivares de girassol ornamental em duas épocas de cultivo em condições semiáridas. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, no Setor de Floricultura do Campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, adotando-se delineamento experimental em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, com quatro blocos, avaliando-se seis cultivares (Bonito de outono sortido‟, „Sol noturno‟, „Sol vermelho‟, „Jardim amarelo alto‟, „Sunflower F1 sunbright supreme‟ e „Sunflower F1 vincents choice‟) nas parcelas principais e duas épocas de cultivo nas subparcelas: época 1 (Outubro a Dezembro) - época quente, com alta disponibilidade luminosa, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar e época 2 (Março a Junho) - época amena, com menor incidência de radiação solar, menores temperaturas e maior umidade relativa. O crescimento inicial foi avaliado através da porcentagem de emergência de plântulas e índice de velocidade de emergência em campo e pelo teste de germinação em laboratório. Quando as plantas estavam com 50% das flores do disco abertas (estádio R5.5) mensurou-se os parâmetros fisiológicos, os componentes de crescimento e de florescimento, em seguida, as hastes foram colhidas e levadas para o laboratório para avaliação de durabilidade pós-colheita. De maneira geral, os resultados mostraram que houve diferença entre cultivares para os índices de clorofila, área foliar, temperatura foliar e déficit de pressão entre a folha e a atmosfera e para os parâmetros de germinação, crescimento, produção e pós- colheita, sendo que as cultivares „Sunflower F1 vincents choice‟ e „Sol vermelho‟ apresentaram maior potencial para produção nas condições avaliadas. Observou-se também que a resposta das cultivares foi influenciada pelas condições climáticas impostas nas diferentes épocas, sendo que a qualidade das hastes foi comprometida pelas elevadas taxas transpiratórias na época 1, o que permite concluir que a época 2 é mais indicada para cultivo de girassol ornamental em condições semiáridas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFlor de corte
dc.subjectTrocas gasosas
dc.subjectDesempenho agronomico
dc.titleCultivo de girassol ornamental para corte em condições semiáridas.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroFloricultura
dc.subject.thesagroGirassol
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroHelianthus Annuus
dc.subject.thesagroPlanta Ornamental
dc.subject.nalthesaurusPostharvest physiology
dc.subject.nalthesaurusPostharvest technology
dc.subject.nalthesaurusPostharvest treatment
dc.subject.nalthesaurusSunflower oil
dc.subject.nalthesaurusGas exchange
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por Márkilla Zunete Beckmann-Cavalcante; co-orientada por Agnaldo Rodrigues de Melo Chaves, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent270 f.
riaa.ainfo.id1175443
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-09
dc.contributor.institutionSHEILA DANIELLA PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Cultivo-de-girassol-ornamental-para-corte-em-condicoes-semiaridas..pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace