Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175446
Title: Micropropagação e uso de fungos micorrízicos arbusculares para estabelecimento e produção de plantas de bastão do imperador [Etlingera elatior (Jack) R.M. Smith] na região do Submédio do Vale do São Francisco.
Authors: SILVA, A. R. da
Affiliation: ANGÉLICA RICARTE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Date Issued: 2016
Citation: 2016.
Pages: 95 f.
Description: O cultivo in vitro de plantas é uma técnica que propicia sua produção em larga escala e isentas de micro-organismos, a qual, aliada ao uso de hormônios vegetais como citocininas e auxinas, pode ser utilizada para aperfeiçoar o sistema produtivo de plantas de bastão do imperador [Etlingera elatior (Jack) R.M. Smith]. Contudo, as plantas micropropagadas são muito sensíveis e a aclimatização torna-se uma etapa crítica. Neste sentido, a utilização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) é uma alternativa para auxiliar a planta a sobreviver sob as condições adversas do transplantio, promovendo melhor estabelecimento das plantas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral otimizar a micropropagação e aclimatização de plantas de E. elatior e verificar a influência da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares no seu estabelecimento e produção. Para isto, plantas de E. elatior foram cultivadas in vitro em meio MS, suplementado ou não com reguladores de crescimento, para testar qual a melhor dose e combinação de auxina e/ou citocinina sobre o desenvolvimento de brotos. Em seguida, as plantas foram aclimatizadas em casa de vegetação e submetidas a tratamentos de inoculação micorrízica, visando o estabelecimento das mesmas para obtenção de mudas para campo. Os resultados mostraram efeito sinérgico de citocinina e auxina sobre o cultivo in vitro das plantas, com destaque para a citocinina. A inoculação com FMA foi positiva para obtenção de maior desempenho das plantas tanto na etapa de aclimatização como no estabelecimento em campo, proporcionando maior biomassa e produção de perfilhos por touceira. Conclui-se, portanto, que o uso de reguladores de crescimento no cultivo in vitro e de FMA na aclimatização e estabelecimento em campo promovem benefícios para obtenção de plantas de E. elatior com maior desenvolvimento.
Thesagro: Planta Ornamental
Micropropagação
Produção Vegetal
Fungo
Flor Tropical
Micorriza Vesicular Arbuscular
Etlingera Elatior
Bastão do Imperador
Keywords: Fungos micorrizicos arbusculares
Cultivo in vitro
Bioinsumo
Planta tropical
Notes: Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por Adriana Mayumi Yano-Melo; co-orientada Natoniel Franklin de Melo, Embrapa Semiárido.
Type of Material: Teses
Access: openAccess
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace