Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBONATO, A. L. V.
dc.contributor.authorJANK, L.
dc.contributor.authorSIMEÃO, R. M.
dc.contributor.authorVALLE, C. B. do
dc.contributor.authorLEGUIZAMON, G. O. de C.
dc.date.accessioned2025-05-15T18:48:00Z-
dc.date.available2025-05-15T18:48:00Z-
dc.date.created2025-05-15
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 2., 2003, Porto Seguro. Melhoramento e qualidade de vida: anais. Porto Seguro: SBMP, 2003.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175655-
dc.descriptionAs pastagens de gramíneas constituem a base da produção de carne e leite no Brasil tropical, com o gênero Panicum maximum Jacq. figurando entre as forrageiras de maior importância devido à sua alta produção, qualidade, facilidade de propagação e palatabilidade para o gado. Desde 1984, a Embrapa Gado de Corte tem realizado trabalhos de seleção e melhoramento genético desta espécie, resultando no lançamento de três cultivares de grande aceitação no mercado pecuário. A coleção introduzida de mais de 400 acessos apomíticos da espécie permitiu a seleção de vários acessos promissores com base em suas características agronômicas e morfológicas. Atualmente, diversas técnicas de marcadores moleculares são utilizadas para caracterizar o germoplasma e localizar regiões do genoma associadas a características agronômicas relevantes. Entre estas técnicas, o RAPD (Random Amplified Polymorphism DNA) destaca-se pela sua rapidez, simplicidade, necessidade de pequena quantidade de DNA e custo relativamente baixo. Tradicionalmente, a diversidade genética em forrageiras era quantificada por descritores morfológicos, influenciados por fatores ambientais e que nem sempre refletem características genéticas, além de serem trabalhosos e exigirem plantas adultas. A utilização de marcadores moleculares nestas espécies, juntamente com a identificação de acessos superiores agronomicamente, torna mais eficiente a seleção de progenitores e híbridos em programas de melhoramento genético. Este estudo objetivou caracterizar acessos de Panicum maximum, previamente selecionados por suas características agronômicas, utilizando marcadores RAPD para determinar a similaridade genética entre eles.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleSimilaridade genética entre acessos de Panicum maximum Jacq., determinada por marcadores RAPD.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGermoplasma
dc.subject.thesagroMarcador Molecular
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroPanicum Maximum
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.nalthesaurusPlant breeding
dc.description.notesT107. Na publicação: Gisele Leguizamon.
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id1175655
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-15
dc.contributor.institutionANA LIDIA VARIANI BONATO, CNPGC; LIANA JANK, CNPGC; ROSANGELA MARIA SIMEAO, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; GISELE OLIVAS DE CAMPOS LEGUIZAMON, CNPGC.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Similaridade-genetica-acessos-2003.pdf40.01 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace