Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOARES, J. H. da S.
dc.contributor.authorNHAMUE, P. F.
dc.contributor.authorGARCIA FILHO, A.
dc.contributor.authorORIDES, A. M. da S.
dc.contributor.authorFERREIRA, E. B.
dc.contributor.authorNOGUEIRA, A. R. de A.
dc.contributor.authorBERNARDI, A. C. de C.
dc.contributor.authorMANZANI, D.
dc.date.accessioned2025-05-16T13:48:02Z-
dc.date.available2025-05-16T13:48:02Z-
dc.date.created2025-05-16
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO FERTBRASIL, 1., 2024, Campinas. Inovação em fertilizantes e nutrientes para a agricultura tropical: anais [...]. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2024. p. 120.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175676-
dc.descriptionResumo: Este trabalho aborda um avanço na busca de materiais inteligentes na agricultura de precisão ao propor um compósito multielementar de liberação sustentada de nutrientes a partir de vidro fertilizante (VF) e ureia encapsulados em hidrogel (HG), denominado HGuFV, cujo objetivo é suprir as necessidades nutricionais das culturas. O vidro, composto por nutrientes adequados aos cultivos, foi obtido por fusão de óxidos e carbonatos em forno a 1200 °C por 2h, seguido do rápido vertimento em chapa inox a ~ 25 °C. Posteriormente, junto a ureia, foi encapsulado com granulometria < 800 μm em HG por meio da polimerização radicalar em solução a 60°C e 1400 rpm. O material foi caracterizado por técnicas de MEV e IR e avaliado quanto ao grau de intumescimento por imersão em solução, variando o pH do meio. Os teores elementares e análise cinética de liberação foram determinados por ICP-OES e UV-Vis. A elevação do pH de 4 para 9 refletiu em maior intumescimento. Em adição, a liberação foi sustentada e indicou mudanças químicas, de corrosão vítrea, formação de precipitados e perdas de massa. Por fim, a cinética de liberação da ureia foi do tipo Fickana, em que a difusão predominou. As avaliações iniciais indicaram tratar-se de um material responsivo, com potencial para atuar como fertilizante de eficiência aumentada.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGrau de intumescimento
dc.subjectComposto de vidro
dc.titleCompósito de vidro fertilizante e ureia encapsulados em matriz de hidrogel para liberação sustentada de nutrientes.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.format.extent2p. 120
riaa.ainfo.id1175676
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionJOSÉ HERMESON DA SILVA SOARES, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; PASCOAL FRANCISCO NHAMUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; AMAURI GARCIA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; ALESSANDRA MARIA DA SILVA ORIDES, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; EDUARDO BELLINI FERREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; DANILO MANZANI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace