Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNHAMUE, P. F.
dc.contributor.authorSOARES, J. H. da S.
dc.contributor.authorGARCIA FILHO, A.
dc.contributor.authorBERNARDI, A. C. de C.
dc.contributor.authorORIDES, A. M. da S.
dc.contributor.authorFERREIRA, E. B.
dc.contributor.authorMANZANI, D.
dc.contributor.authorNOGUEIRA, A. R. de A.
dc.date.accessioned2025-05-16T13:48:09Z-
dc.date.available2025-05-16T13:48:09Z-
dc.date.created2025-05-16
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO FERTBRASIL, 1., 2024, Campinas. Inovação em fertilizantes e nutrientes para a agricultura tropical: anais [...]. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2024. p. 125.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175679-
dc.descriptionResumo: Este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento de fertilizante vítreo e ureia encapsulados em matriz hidrogel em solos com diferentes características físicas (argiloso, textura média e arenoso) no plantio da Brachiaria sp. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em vasos de 3 kg de solo cujo pH foi previamente corrigido com calcário. Para a adição do fertilizante (adicionado em valor equivalente a 116 mg de P kg-1 de solo), foi feita durante o plantio, sendo mantidas 2 plantas de crescimentos iniciais semelhantes em cada vaso. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, sendo constituído de 3 tratamentos (fertilizante vítreo, sais solúveis (com teores similares ao fertilizante) e controle) e 4 repetições. Durante todo o experimento, o solo foi mantido com até 80 % da capacidade de retenção de água, passível de ajuste conforme necessário. Após 40 dias da adição dos tratamentos foi realizado o primeiro corte da parte aérea das plantas; outros três cortes foram realizados em intervalos aproximados de 30 dias. A produção de matéria seca, proteína bruta e os nutrientes presentes no fertilizante vítreo (Ca, Mg, K, P, Fe, Cu, Mn, Zn, Si e B) estão sendo determinados. Os resultados obtidos até o momento indicam a potencialidade do uso do fertilizante vítreo produzido como fertilizante de eficiência aumentada.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 1)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCompósito de vidro
dc.titleAvaliação de compósito de vidro fertilizante e ureia encapsulados em matriz de hidrogel na liberação de nutrientes em estudo em casa de vegetação.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilizante
riaa.ainfo.id1175679
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionPASCOAL FRANCISCO NHAMUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; JOSÉ HERMESON DA SILVA SOARES, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; AMAURI GARCIA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; ALESSANDRA MARIA DA SILVA ORIDES, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; EDUARDO BELLINI FERREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; DANILO MANZANI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace