Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARÇAL, A. F.
dc.contributor.authorMONTEIRO, R. B. B.
dc.contributor.authorVASCONCELOS, M. A. M. de
dc.contributor.authorCORREA, N. C. F.
dc.contributor.authorFRANÇA, L. F.
dc.date.accessioned2025-05-21T14:49:49Z-
dc.date.available2025-05-21T14:49:49Z-
dc.date.created2025-05-21
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 19., 2012, Búzios. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175824-
dc.descriptionO açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma fruta típica da Amazônia que contém, além de outros compostos, significativa quantidade de antocianinas. A produção de açaí em pó visa prolongar as suas características sensoriais e nutricionais. O processo utilizado no estudo foi a secagem por atomização (spray drying), o qual é considerado um processo econômico e flexível, visando determinar a temperatura do ar de entrada e a concentração de maltodextrina que proporcionasse uma maior retenção de antocianinas no pó produzido a partir da polpa do açaí. Os ensaios foram realizados num equipamento em escala piloto e obedeceram um planejamento experimental fatorial 22, com 3 repetições do ponto central, considerando as variáveis temperatura do ar de entrada (140, 150 e 160 ºC) e a concentração do agente carreador (5, 7,5 e 10% de maltodextrina). As respostas foram o rendimento (calculado como a proporção entre a quantidade de sólidos presentes na mistura antes de entrar no secador e a quantidade de sólidos presentes no produto final) e teor de antocianina no produto. Uma análise estatística mostrou que o rendimento é influenciado pela temperatura e concentração do agente carreador, alcançando valores superiores a 85%, enquanto que o teor de antocianina não foi influenciado significativamente pelas variáveis estudadas.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleObtenção do açaí em pó utilizando o método de atomização (spray drying).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAçaí
dc.subject.thesagroEuterpe Oleracea
dc.subject.thesagroSubproduto
dc.format.extent2p. 8798-8805.
riaa.ainfo.id1175824
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-21
dc.contributor.institutionA. F. MARÇAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; R. B. B. MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; MARCUS ARTHUR MARCAL DE VASCONCELOS, CPATU; N. C. F. CORREA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; L. F. FRANÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ObtencaoAcaiEmPo.pdf175.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace