Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176391
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMACHADO, J. R. de A.
dc.contributor.authorPENNA, J. C. V.
dc.contributor.authorMELO, P. G. S.
dc.contributor.authorRESENDE, P. A.
dc.date.accessioned2025-06-04T12:51:28Z-
dc.date.available2025-06-04T12:51:28Z-
dc.date.created2025-06-04
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Vitória. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176391-
dc.descriptionPara manter a variabilidade genética das espécies é necessário usar varias estratégias de obtenção e seleção de populações segregantes. Os objetivos deste trabalho foram: avaliar o desempenho de famílias oriundas de populações que apresentaram desempenhos diferenciados pela metodologia de Jinks; Pooni (1976), testar a eficiência desta metodologia na seleção precoce em algodoeiro e verificar qual sistema de hibridação é mais eficiente na obtenção de populações com maior variabilidade genética. No ano agrícola 2004/05 selecionou-se as duas populações com os melhores desempenhos e em contraste, a duas populações que com piores desempenhos, juntamente com a população formada por cruzamentos convergentes. De cada uma foram retiradas aleatoriamente cerca de 20 plantas que deram origem a 98 famílias na geração F3:4. No ano agrícola 2005/06 as populações, juntamente com as cultivares IAC 23 e Delta Opal, foram avaliadas na fazenda Capim Branco, Uberlândia, MG em látice 10x10 com três repetições. Os caracteres avaliados foram produtividade de algodão em caroço (Kg ha-1) e porcentagem de fibra (%). Foram estimados os componentes da variância e as herdabilidades para tais caracteres. Os resultados não possibilitaram concluir a eficiência da metodologia de Jinks; Pooni (1976) para algodoeiro. Observou-se ainda que a população originada de cruzamentos convergentes produziu famílias com potencial maior que as demais.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Incaper. Documentos, 11).
dc.rightsopenAccess
dc.titleDesempenho de famílias de algodoeiro obtidas de populações segregantes selecionadas pelo metodo de Jinks e Pooni.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAlgodão
dc.subject.thesagroProdutividade
riaa.ainfo.id1176391
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-04
dc.contributor.institutionJANE RODRIGUES DE ASSIS MACHADO, CNPMS; JULIO CESAR VIGLIONI PENNA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; PATRÍCIA GUIMARÃES SANTOS MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PAULO ALVES RESENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desempenho-de-familias-de-algodoeiro.pdf230.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace