Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176501
Title: Crescimento de videiras jovens em solo com alto teor de cobre.
Authors: BRUNETTO, G.
AMBROSINI, V. G.
VOGES, J. G.
MELO, G. W. B. de
SOARES5, C. R. F. S.
Affiliation: GUSTAVO BRUNETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; VÍTOR GABRIEL AMBROSINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; JOANA GERENT VOGES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; CLÁUDIO R. F. SOUSA SOARES5, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
Date Issued: 2014
Citation: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 23., 2014, Cuiabá. Fruticultura: oportunidades e desafios para o Brasil: anais. Cuiabá: SBF: UFMT: CREA-MT: MAPA, 2014.TRA2825.
Pages: 4 p.
Description: As frequentes aplicações de fungicidas cúpricos ao longo dos anos promove o acúmulo de 7 cobre (Cu) em solos de vinhedos (BRUNETTO et al, 2013). Depois da erradicação dos vinhedos 8 antigos o solo é revolvido e, quando necessário, submetido à aplicação de corretivo da acidez do 9 solo e de fertilizantes, e novas videiras jovens são transplantadas. No entanto, ao longo do 10 crescimento, as plantas jovens de videiras podem apresentar sintomatologia de toxidez de Cu. Mas, 11 os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) podem desempenhar proteção através de mecanismos 12 de retenção do Cu no micélio fúngico ou ainda pela melhoria do estado nutricional de P, que pode 13 formar compostos com metais pouco móveis dentro da planta (SOARES; SIQUEIRA, 2008). O 14 trabalho objetivou avaliar a colonização micorrízica e o crescimento de videiras jovens inoculadas 15 com isolados de FMA em solo com alto teor de Cu.
Thesagro: Solo
Fungicida
Fertilizante
Keywords: Videira
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File SizeFormat 
TRA2825-Gustavo-Brunetto.pdf251.27 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace