Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176722
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOREIRA, M. V. F.
dc.contributor.authorMARINHO, R. das G. B.
dc.contributor.authorALMEIDA, W. do V.
dc.contributor.authorHOSHINO, M. D. F. G.
dc.contributor.authorSILVEIRA JUNIOR, A. M. da
dc.contributor.authorRIBEIRO, R. A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, A. F. R.
dc.contributor.authorOZÓRIO, R. O. de A.
dc.contributor.authorTAVARES-DIAS, M.
dc.contributor.authorYOSHIOKA, E. T. O.
dc.date.accessioned2025-06-23T14:47:51Z-
dc.date.available2025-06-23T14:47:51Z-
dc.date.created2025-06-23
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationActa Amazonica, v. 55, e55af24327, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176722-
dc.descriptionArapaima gigas, é uma espécie de peixe endêmica da região Amazônica, com rápido crescimento e aceitação de alimentação artificial, apesar de ser carnívoro. Quando exposto na piscicultura a condições estressantes mostra-se suscetível a doenças. Porém, temos evidências de melhoria da saúde e desempenho zootécnico de animais aquáticos com o uso profilático de probióticos. Assim, o objetivo foi investigar crescimento, fisiologia e resistência ao estresse de A. gigas (35,22 ± 2,25 g) alimentados com dietas suplementadas com mix de probióticos comercial contendo Bacillus subtilis, Enterococcus faecium, Lactobacillus reuteri e Pediococcus acidilactici (Aquastar®). O mix probiótico foi incorporado em quatro concentrações: 0, 1, 5 ou 10 g de Aquastar® kg⁻¹ de ração. O índice de crescimento diário foi maior nos animais alimentados com 10 g de mix probiótico kg-1. Não foram observadas alterações no hematócrito e na hemoglobina. A relação albumina:globulina aumentou nos peixes que receberam 1 e 5 g do mix probiótico, mas reduziu nos peixes alimentados com 1 g kg-1 de mix probiótico e estressados, devido à redução de albumina e aumento de proteínas totais. Colesterol total e triglicérides reduziram e os leucócitos aumentaram em A. gigas que receberam o mix probiótico, mostrando benefícios à saúde e ao sistema imunológico. Este é o primeiro estudo sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos de A. gigas alimentado com mix probiótico. Nossos resultados indicam que a suplementação da dieta de A. gigas, especialmente com 10 g kg-1 do mix probiótico, leva à melhora do crescimento, saúde e resistência ao estresse dos animais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleProbiotics feed additive promotes growth and health on stressed Arapaima gigas.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPeixe
dc.subject.thesagroPeixe de Água Doce
dc.subject.thesagroPirarucu
dc.subject.thesagroAlimentação
riaa.ainfo.id1176722
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-23
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1809-4392202403273
dc.contributor.institutionMOSA VALDINA FERREIRA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; RENATA DAS GRAÇAS BARBOSA MARINHO; WALLACE DO VALE ALMEIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ; MARIA DANIELLE FIGUEIREDO GUIMARÃES HOSHINO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ; ARIALDO MARTINS DA SILVEIRA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; RICARDO AMARAL RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; ANSELMO FORTUNATO RUIZ RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; RODRIGO OTÁVIO DE ALMEIDA OZÓRIO, CENTRO INTERDISCIPLINAR DE INVESTIGAÇÃO MARINHA E AMBIENTAL; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP; ELIANE TIE OBA YOSHIOKA, CPAF-AP.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Probiotics-feed-additive.pdf184.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace