Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176913
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, R. de S. S.
dc.contributor.authorFREITAS, S. T. de
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorVILVERT, J. C.
dc.contributor.authorCOELHO JÚNIOR, W. P.
dc.date.accessioned2025-07-01T13:05:02Z-
dc.date.available2025-07-01T13:05:02Z-
dc.date.created2025-07-01
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176913-
dc.descriptionA cultura da aceroleira (Malpighia emarginata DC) é conhecida pela produção de frutos com alta concentração de ácido ascórbico (AA) e outros compostos nutricionais. Essas diferentes propriedades têm estimulado a exploração da cultura, requerendo o desenvolvimento de novos genótipos com características atraentes para o mercado in natura e a indústria de processamento. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar genótipos de acerola destinados a diferentes mercados. O experimento foi conduzido em três ciclos produtivos entre 2022 e 2023, com 95 acessos do Banco ativo de germoplasma de aceroleira, localizado no Campo Experimental de Bebedouro da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. Para as análises, foram colhidos 15 frutos verdes e maduros em duas plantas por acesso, caracterizados pela coloração da epiderme (verde e vermelha, respectivamente) e avaliados quanto a seis atributos físico-químicos: massa média (MM); cor de casca, expressa como luminosidade, cromaticidade e ângulo hue; sólidos solúveis (SS); acidez titulável (AT); relação SS/AT e teor de ácido ascórbico (AA). Foram aplicados quatro índices de seleção (índice clássico de Smith-Hazel, índice base de Williams, índice da soma de ranks de Mulamba e Mock e índice da distância genótipo-ideótipo). A partir da seleção simultânea pelos quatros índices de seleção, os genótipos BRS Rubra, Manoela, Mar 10, Clone 71/2, Okinawa, Costa Rica, Iarp 01, Aco 14, Aco 05, Lag 01 e Lag 04 apresentaram o maior potencial para o consumo in natura, por apresentarem maior massa, SS e relação SS/AT, assim como menor acidez, características atrativas para o consumo in natura. Os genótipos BV 01, Lígia, Natália, Luísa, Junko, Flor Branca, Costa Rica, Iarp 01, Alha 03, Aco 10, Lag 05 e Lag 04, por sua vez, apresentaram maior potencial para a indústria de processamento por apresentaram maiores densidade no peso dos frutos e elevadas concentração de AA.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQualidade dos frutos
dc.subjectÁcido ascórbico
dc.subjectBanco ativo de germoplasma
dc.subjectConsumo in natura
dc.titleDiferentes índices de seleção para identificação de genótipos de acerola com alta qualidade para consumo in natura e processamento.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
dc.format.extent2p. 18.
riaa.ainfo.id1176913
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-01
dc.contributor.institutionRAQUEL DE SOUZA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; SERGIO TONETTO DE FREITAS, CPATSA; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; JOÃO CLAUDIO VILVERT, UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA; WLLAMO PACHECO COELHO JÚNIOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diferentes-indices-de-selecao-para-identificacao-de-genotipos-de-acerola.pdf114.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace