Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176953
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVEIGA, I. R. F. M.
dc.contributor.authorCARVALHO, W. T. V.
dc.contributor.authorMACHADO, F. S.
dc.contributor.authorGONÇALVES, L. C.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.date.accessioned2025-07-02T13:49:45Z-
dc.date.available2025-07-02T13:49:45Z-
dc.date.created2025-07-02
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda: anais. Salvador: SBZ, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176953-
dc.descriptionO objetivo deste experimento foi avaliar a composição química dos colmos dos três híbridos de milho BRS 1035, BRS 1031 e BRS 1001 em quatro idades de corte, a partir da determinação dos parâmetros: matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra detergente neutro (FDN) e fibra detergente ácido (FDA). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com fatorial 3 (híbridos) x 4 (idades de corte), sendo as médias comparadas pelo teste SNK (P<0,05). A MS dos colmos aumentou com o avanço da maturidade da planta, sem diferença entre cortes e entre híbridos aos 94 e 101 dias (P<0,05). Os valores das frações fibrosas FDN e FDA aumentaram com o avanço da maturidade da planta, principalmente a partir dos 101 dias (P<0,05) nos híbridos BRS 1035 e BRS 1031 (P<0,05). O híbrido BRS 1001 apresentou o menor valor de FDN aos 94 dias (P<0,05) e o maior valor aos 171 dias (P<0,05). Os teores de FDA seguiram a mesma variação do FDN, com diferença entre os híbridos somente no último corte, aos 171 dias, onde o híbrido BRS 1001 apresentou o menor valor de FDA (46,26%) comparado aos outros híbridos (P<0,05). O teor de PB observado foi baixo para todos os híbridos em todos os cortes, sendo em torno de 2%. Os colmos de todos os híbridos apresentaram aumento do teor de MS e piora no valor nutricional com aumento das frações fibrosas FDN e FDA com o avanço da maturidade das plantas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração fibrosa
dc.titleAvaliação da composição química dos colmos de três híbridos de milho em quatro estádios de maturação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroMaturidade
riaa.ainfo.id1176953
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionISABELA ROCHA FRANÇA MACHADO VEIGA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; WELLYNGTON TADEU VILELA CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FERNANDA SAMARINI MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LÚCIO CARLOS GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-da-composicao-quimica-dos-colmos-de-tres-hibridos-de-milho.pdf54.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace