Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMALHEIRO, M. G.
dc.contributor.authorMORGADO, L. B.
dc.contributor.authorGAVA, C. A. T.
dc.contributor.authorXAVIER, G. R.
dc.contributor.authorMARTINS, L. M. V.
dc.date.accessioned2025-07-03T18:48:34Z-
dc.date.available2025-07-03T18:48:34Z-
dc.date.created2025-07-03
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL, 11., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10., 2008, Fortaleza. Resumos... Fortaleza, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177028-
dc.descriptionA região Nordeste do Brasil, em especial o semi-árido, caracteriza-se por um ecossistema com reconhecidas limitações edafoclimáticas que afetam a produtividade da maioria das espécies cultivadas (Mota e Oliveira, 1999) A salinização do solo constitui uma das mais sérias formas de degradação dos recursos naturais dos solos e, associada à elevação de temperatura, interfere drasticamente na produção agrícola nordestina, onde cerca de 25% dos 300 mil hectares de área irrigada do semi-árido já sofre com os altos teores de sais e as elevadas temperaturas em seus solos (FAO, 2000). Nessa região, a produção agrícola ocorre tradicionalmente em cultura de subsistência e o feijão-caupi (Vigna unguiculata (L) Walp), uma leguminosa com alto teor de proteínas no grão, representa um recurso importante por ser uma planta capaz de resistir às condições de déficit hídrico, salinidade e temperaturas elevadas. É uma espécie rústica, precoce, além de realizar associação simbiótica com bactérias diazotróficas do solo do gênero Rhizobium, favorecendo o processo de fixação biológica de nitrogênio atmosférico (FBN) (Freire filho, et al., 2005). A seleção de estirpes de rizóbio adaptáveis ao estresse de salinidade e temperatura elevada da região sem i-árida amplia as chances de sucesso na produção de grãos. Este trabalho teve como objetivo testar diferentes estirpes de bactérias isoladas de feijão-caupi com relação à tolerância a diferentes concentrações de NaCI e faixas de temperatura, sua relação quanto à origem dos solos e velocidade de crescimento das estirpes in vitro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRizóbio
dc.subjectFixação biológica de nitrogênio
dc.titleIsolados de rizóbio de feijão-caupi tolerantes a diferentes concentrações de NaCl e faixas de temperatura in vitro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFeijão de Corda
dc.subject.thesagroSalinidade
dc.subject.thesagroVigna Unguiculata
dc.subject.thesagroFeijão
dc.subject.thesagroBactéria
dc.subject.nalthesaurusCowpeas
riaa.ainfo.id1177028
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-03
dc.contributor.institutionMRCIOLINA GONÇALVES MALHEIRO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; LUIZ BALBINO MORGADO, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; GUSTAVO RIBEIRO XAVIER, CNPAB; LINDETE MÍRIA VIEIRA MARTINS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace