Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMALHEIRO, M. G.
dc.contributor.authorMENEZES, M. E. L.
dc.contributor.authorLEITE, J.
dc.contributor.authorMOTA, E. F.
dc.contributor.authorGAVA, C. A. T.
dc.contributor.authorMORGADO, L. B.
dc.contributor.authorXAVIER, G. R.
dc.contributor.authorMARTINS, L. M. V.
dc.date.accessioned2025-07-03T18:48:38Z-
dc.date.available2025-07-03T18:48:38Z-
dc.date.created2025-07-03
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL, 11., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10., 2008, Fortaleza. Resumos... Fortaleza, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177036-
dc.descriptionO Feijão-caupi (Vigna unguiculata (L) Walp) é uma das leguminosas herbáceas bem adaptadas às condições brasileiras de clima e solo, sendo cultivada para alimentação humana e animal nas regiões Norte e Nordeste. Por sua rusticidade e potencial para desenvolver-se em condições adversas, e, em função da habilidade em obter o nitrogênio necessário a seu desenvolvimento por meio do processo de fixação biológica de nitrogênio atmosférico (FBN), apresenta considerável importância agrícola no Brasil (Carvalho, 2003). Nesse contexto, a utilização de bactérias do gênero Rhizobium é uma prática chave para o manejo agrícola sustentável das zonas sem i-áridas, visando uma menor dependência da aplicação de fertilizantes químicos, pois além da capacidade de fixar nitrogênio, algumas estirpes são capazes de solubilizar fosfatos pouco solúveis do solo e disponibilizar o fósforo tanto para si como para a planta hospedeira, promovendo um melhor desempenho. Devido à existência de uma grande diversidade de espécies nativas de bactérias fixadoras de nitrogênio dentre os microrganismos do solo, se faz necessário a obtenção de estirpes de rizóbio capazes de sobreviver e competir pela fixação eficiente do nitrogênio atmosférico quando associada à leguminosa alvo e disponibilizar o fósforo pela eficiência na solubilização de fosfato, reduzindo a aplicação de nitrogênio e fósforo quimicamente, de acordo com os princípios da agricultura ecologicamente sustentável. Este trabalho teve por objetivo identificar e caracterizar diferentes isolados de rizóbio em planta isca de feijão-caupi, buscando avaliar a capacidade de solubilização de fosfato de cálcio in vitro em meio salino básico.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIsolados de rizóbio
dc.titleEstudo da solubilização de fosfato in vitro por rizóbios de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFeijão de Corda
dc.subject.thesagroFosfato
dc.subject.thesagroSolubilização
dc.subject.thesagroVigna Unguiculata
dc.subject.nalthesaurusCowpeas
riaa.ainfo.id1177036
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-03
dc.contributor.institutionMARCIOLINA G. MALHEIRO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; MICHELLY ÉLEN L. MENEZES; JAKSON LEITE, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; ERNANDO F. MOTA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; LUIZ BALBINO MORGADO, CPATSA; GUSTAVO RIBEIRO XAVIER, CNPAB; LINDETE MÍRIA VIEIRAMARTINS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo-da-solubilizacao-de-fosfato-in-vitro-por-rizobios-de-feijao-caupi.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace