Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGOMES, M. A. F.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. C.
dc.contributor.authorPEREIRA, A. S.
dc.contributor.authorSILVA, A. K. L.
dc.contributor.authorTOSTO, S. G.
dc.date.accessioned2025-07-07T19:48:14Z-
dc.date.available2025-07-07T19:48:14Z-
dc.date.created2025-07-07
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: PRAXEDES, M. F. da S. (org.). Ciências da saúde: bem-estar e qualidade de vida. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177108-
dc.descriptionResumo: O Maranhão é um estado brasileiro com destaque pelo seu grande potencial hídrico, com três bacias hidrográficas de âmbito estadual e nove bacias hidrográficas de âmbito federal, abrangendo os sistemas hidrográficos Ilhas Maranhenses e Litoral Ocidental (NUGEO, 2023). No entanto, essa grande malha hídrica do estado, por si só não é suficiente para garantir o fornecimento de água com qualidade para as diversas necessidades dos maranhenses. Frente aos diversos e constantes impactos negativos causados ao meio ambiente pelas atividades antrópicas, torna-se imperativo ao poder público e à sociedade construírem, juntos, estruturas de gestão e de controle do uso dos recursos naturais, em particular para aqueles de caráter hídrico. Nesse cenário, encontra-se a sub-bacia do rio da Água Preta, um dos principais afluentes do rio Pindaré, inserida na porção amazônica do Estado do Maranhão, mais especificamente nos municípios de Zé Doca e Governador Newton Bello, onde existem diversos assentamentos rurais com atividades agropecuárias de subsistência, vivendo sob condições precárias. Nesse ambiente de degradação dos recursos naturais, o rio da Água Preta, encontra-se comprometido, principalmente em relação à presença de compostos de nitrogênio e de fósforo. Assim, o presente trabalho procura identificar os fatores responsáveis pela presença desses compostos na água do rio em questão, em complemento às discussões realizadas por Gomes et al. (2023), considerando os anos de 2019 e 2021, como forma de contribuição à gestão sustentável dos recursos hídricos da região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDegradação recursos hídricos
dc.subjectPráticas agrícolas
dc.titleFatores que contribuem para a presença dos compostos de nitrogênio e fósforo no rio da Água Preta, municípios de Zé Doca e Governador Newton Bello - MA.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroQualidade da Água
dc.subject.thesagroAssentamento
dc.subject.nalthesaurusWater quality
dc.subject.nalthesaurusRiver water
dc.subject.nalthesaurusWater pollution
dc.subject.nalthesaurusNitrogen compounds
dc.format.extent2p. 288-307.
riaa.ainfo.id1177108
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-07
dc.contributor.institutionMARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDERSON SOARES PEREIRA, CNPMA; ANTONIO KLEDSON LEAL SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatores-contribuem-para-presenca-compostos-2024.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace