Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177215
Title: Morfogênese de genótipos de porte alto de Capim Buffel submetidos a doses crescentes de fósforo no Semiárido Pernambucano.
Authors: COELHO, A. A. F.
FERREIRA, C. DE C.
LEAL, E. F.
GIONGO, V.
SALVIANO, A. M.
GALVÃO, S. R. DA S.
SANTOS, B. R. C. DOS
Affiliation: ALINE ADRIANE FERREIRA COELHO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; CLAUDIO DE CASTRO FERREIRA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO.; EMYLLY FIGUEREDO LEAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO S. MENDES, CPATSA; SANDRA REGINA DA SILVA GALVÃO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; BETINA RAQUEL CUNHA DOS SANTOS, FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.
Date Issued: 2010
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010.
Description: RESUMO: O estudo das variáveis morfogênicas de plantas forrageiras pode ser instrumento eficaz para embasar a escolha do manejo mais adequado a ser adotado para sustentabilidade de sistemas de pastejo. Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes doses de fósforo sobre as características morfogênicas de genótipos de porte alto de capim buffel (Cenchrus ciliaris L), um experimento foi conduzido em casa de vegetação com delineamento experimental inteiramente causalizados em ordem fatorial 2x5x4 (dois genótipos de capim buffel - C. ciliaris cv. Biloela e C. ciliaris cv. Pusa Giant, cinco doses de fósforo - 0, 30, 60, 90 e 120 kg P2O5 ha-1, e quatro repetições). Os parâmetros avaliados foram: Taxa de Alongamento Foliar (TxAlF), Taxa de Aparecimento Foliar (TxApF), Taxa de Alongamento da Haste (TxAlH), Taxa de altura da planta (TxALT) e a Duração de vida das folhas (DVF). A TxAlF foi crescente até a dose de 30 kg ha-1 para o Biloela. A dose de 30 kg ha-1 de fósforo gerou um aumento de quase 50% quando comparado a dose 0 kg ha-1 para os dois genótipos. Na maioria dos parâmetros avaliados a menor dose de fósforo (30 kg ha-1) utilizada não proporcionou incrementos, principalmente para o Biloela.
Thesagro: Planta Forrageira
Capim Buffel
Sistema de Pastejo
Taxa de Crescimento
Folha
NAL Thesaurus: Forage grasses
Keywords: Biloela
Cenchrus ciliares
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Morfogenese-de-genotipos.Capim-Buffel.pdf53.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace