Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, E. O.
dc.contributor.authorVOLTOLINI, T. V.
dc.contributor.authorCAMPOS, F. S.
dc.contributor.authorSILVA, T. G. F. da
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.date.accessioned2025-07-13T06:49:15Z-
dc.date.available2025-07-13T06:49:15Z-
dc.date.created2025-07-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177278-
dc.descriptionA gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Steud.) é uma forrageira polivalente utilizada na alimentação animal (in natura, feno e/ou silagem). Contudo, devido ao limitado número de referências sobre estratégias de manejo da planta e o uso de água salina para irrigação, a resposta ao produtor sobre o manejo mais eficiente é um dos grandes entraves para maior difusão da cultura em ambiente semiárido. Objetivou-se avaliar as respostas morfoprodutivas da Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. em estratégias de alturas de corte (EAC: 1,20; 1,40; 1,60 e 1,80 m) e lâmina de água salina (LAM: 0, 25 e 50%), com base na evapotranspiração de referência (ETo). Utilizou-se um delineamento em blocos casualizado com quatro repetições em esquema fatorial 4 × 3, representadas por quatro EACs e três LAMs. As variáveis quantificadas foram: índice da área foliar (IAF), relação folha/ caule (F/C), produtividade da massa verde (PMV), produtividade da massa seca (PMS) e a eficiência do uso da água (EUA). Os dados de EAC foram submetidos à análise de regressão, enquanto a LAM foi analisada com o teste de Tukey, considerando como significativos quando p<0,05. O IAF e a F/C apresentaram efeito linear decrescente em relação ao EAC, contudo, o EAC não influenciou as demais variáveis (31,2 e 6,5 Mg ha-1 PMV e PMS, respectivamente, em média). A lâmina de 50% ETo incrementou todas as variáveis morfoprodutivas analisadas em comparação com a demais. A EUA para LAM de 50% obteve uma conversão de 28,15% maior, quando comparada com as LAMs de 0 e 25%. A irrigação com água salina favorece a produtividade da gliricídia, enquanto cortes com a planta mais alta reduz a relação folha/caule e o índice de área foliar.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDensidade de cultivo
dc.subjectAgricultura biossalina
dc.subjectAlimentação animal
dc.titleA altura da planta na colheita e a irrigação com água salina influenciam as respostas morfoprodutivas da gliricídia?
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁgua Salina
dc.subject.thesagroGliricidia
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.nalthesaurusGliricidia sepium
dc.format.extent2p. 24.
riaa.ainfo.id1177278
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-12
dc.contributor.institutionENESON OLIVEIRA LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; FLEMING SENA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A-altura-da-planta-na-colheita-e-a-irrigacao-com-agua-salina-Gliricidia.pdf463.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace