Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALMEIDA, M. C. R. de
dc.contributor.authorVALADARES, H. L. B.
dc.contributor.authorVOLTOLINI, T. V.
dc.contributor.authorSILVA, T. G. F. da
dc.contributor.authorCAMPOS, F. S.
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.date.accessioned2025-07-13T06:49:18Z-
dc.date.available2025-07-13T06:49:18Z-
dc.date.created2025-07-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177279-
dc.descriptionA agricultura biossalina tem se mostrado como uma prática promissora para a segurança hídrica em ambientes áridos e semiáridos. No entanto, devido ao uso contínuo de águas salobras para a irrigação, surge a necessidade de adoção de práticas que mitiguem os efeitos desse sal e melhorem a absorção e o armazenamento de água no solo. Deste modo, objetivou-se avaliar duas propriedades físico-hídricas do solo (sorvidade e condutividade hidráulica saturada) sob cultivo de palma-forrageira (Opuntia stricta (Haw) Haw) submetido a dois níveis de adubação orgânica (0 e 30 Mg ha-1). O ensaio foi realizado no campo experimental da Caatinga, pertencente à Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina, PE. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições, utilizando-se a palma-forrageira ‘Orelha de Elefante Mexicana’. Aos 6 meses após o plantio foram coletados dados de solo e estes submetidos a análises por meio da metodologia BEST (Beerkan Estimation of Soil Transfer Parameters Through Infiltration Experiments) e posteriormente ao teste de Tukey. A sorvidade (S) foi maior no tratamento com adubação orgânica (1,2651 mm.s-0.5), bem como a condutividade hidráulica saturada (Ks), que também foi maior no mesmo tratamento (0,0467 mm.s-1) (p<0,05). A sorvidade está relacionada com o fenômeno da capilaridade, portanto, sua capacidade de reter água nos poros, sendo mais atuante nos momentos iniciais de infiltração de água no solo, quando a umidade está menor. Já a Ks está relacionada ao movimento de água no solo, consequentemente, ao fornecimento de água e nutrientes às plantas. Portanto, conclui- se que a adição de matéria orgânica melhorou a sorvidade e a condutividade hidráulica saturada do solo sob cultivo biossalino de palma- forrageira, contribuindo assim, para preservação da qualidade do solo. Palavras-chave: agricultura biossalina, forragem, qualidade do solo.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgricultura biossalina
dc.subjectQualidade do solo
dc.subjectAdubação orgânica
dc.titlePropriedades físico-hídricas do solo sob cultivo de palma-forrageira em diferentes sistemas produtivos.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPalma Forrageira
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroÁgua Salina
dc.subject.nalthesaurusPastures
dc.format.extent2p 25.
riaa.ainfo.id1177279
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-12
dc.contributor.institutionMIRNA CLARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; HORTÊNCIA LORENA BRITO VALADARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; FLEMING SENA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Propriedades-fisico-hidricas-do-solo-sob-cultivo-de-palma-forrageira.pdf97.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace