Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177280
Title: Composição mineral de resíduos sólidos obtidos de dessalinizadores em Ouricuri, PE.
Authors: VALADARES, H. L. B.
SILVA, J. N. P. da
ALMEIDA, M. C. R. de
SILVA, P. T. de S. e
VOLTOLINI, T. V.
Affiliation: HORTÊNCIA LORENA BRITO VALADARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; JENNIFER NANDES PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; MIRNA CLARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA.
Date Issued: 2024
Citation: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
Pages: p. 26.
Description: A dessalinização de água gera resíduos salinos, os quais necessitam de estratégias adequadas para evitar o descarte em solos agricultáveis. Adicionalmente, a suplementação mineral é uma prática importante na nutrição de ruminantes e, desta forma, os resíduos salinos podem se constituir em fontes potenciais para misturas minerais. Objetivou- se avaliar a composição mineral (sódio, magnésio, potássio, ferro e zinco) de cinco resíduos de dessalinizadores (identificados como amostras A-E), no município de Ouricuri, PE. O teor de sódio foi encontrado em maior quantidade em relação aos demais elementos, com média de 97,64 ± 122,2 g/kg. Na amostra A, encontrou-se o maior teor de sódio (320 g/kg) em relação às demais, enquanto na amostra E foi observado o menor (1,77 g/ kg). A média do teor de cálcio foi 70,6 ± 81,4 g/kg, sendo o maior valor, 228,8 g/kg, observado na amostra E e o menor, 7,5 g/kg, na amostra C. O teor médio de magnésio foi 22,4 ± 11,7 g/kg, observando-se maior valor desse elemento na amostra B (40,6 g/kg) e o menor na D (12,4 g/kg). O teor médio de potássio foi 3,1 ± 3,9 g/kg, com o maior valor encontrado na amostra C (10,6 g/kg) e o menor (0,09 g/kg) na amostra E. Quanto ao ferro, a média encontrada foi 1,32 ± 1,2 mg/kg. O maior valor deste elemento foi observado na amostra B (3,13 mg/kg), enquanto na C, o menor valor (0,06 mg/kg). O teor de zinco foi encontrado em menor quantidade em relação aos demais elementos (0,98 ± 1,0 mg/kg). Seu maior valor foi de 2,87 mg/kg, encontrado na amostra E e o menor valor (0,09 mg/kg) foi observado na amostra A. Os resíduos da dessalinização avaliados tiveram concentrações distintas de elementos minerais e demonstraram potencial para serem aproveitados como ingredientes em misturas minerais para suplementação de ruminantes.
Thesagro: Resíduo Solido
Resíduo Orgânico
Água Salina
NAL Thesaurus: Soil
Keywords: Resíduo salino
Fonte mineral
Produto da dessalinização
Dessalinização de água
Composição mineral
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Composicao-mineral-de-residuos-solidos-obtidos-Dessalinizador.pdf94.86 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace