Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177281
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGOMES, R. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, W. A. S.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. R.
dc.contributor.authorSILVA, J. C. da
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.date.accessioned2025-07-13T06:49:25Z-
dc.date.available2025-07-13T06:49:25Z-
dc.date.created2025-07-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177281-
dc.descriptionO caroá (Neoglaziovia variegata (Arruda) Mez) é uma planta nativa brasileira, que desempenha um papel fundamental nas comunidades rurais do Nordeste, sendo responsável pela renda por meio do extrativismo. A avaliação da viabilidade das sementes de caroá por meio do teste de tetrazólio desempenha um papel crucial na promoção de práticas de cultivo sustentável e na preservação dessa espécie, garantindo que apenas sementes viáveis sejam utilizadas em projetos de plantio e conservação. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um protocolo para avaliação rápida da viabilidade das sementes de caroá pelo teste de tetrazólio. Sementes de caroá foram pré-embebidas em água por 24 horas, com posterior corte longitudinal, paralelo ao embrião. Após esse processo, as sementes foram colocadas em soluções de cloreto de 2,3,5-trifenil de tetrazólio de diferentes concentrações (0,01; 0,05; 0,075; 0,1; 0,25; 0,5; 0,75 e 1%) e incubadas durante 24 horas, a 30 °C no escuro. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes. As sementes foram consideradas viáveis quando o embrião apresentou coloração vermelha carmim brilhante e os tecidos estavam túrgidos. Os resultados de viabilidade/vigor foram comparados com os dados obtidos no teste de germinação a 30°C utilizando- se uma amostra do mesmo lote. Foi aplicado o teste de normalidade e o teste de Dunnet a 5% de probabilidade para a comparação entre os resultados dos diferentes testes. Não foi observada nenhuma coloração que indicasse a viabilidade de sementes quando incubadas a 0,01% e a concentração 0,75% foi a única na qual os resultados do teste de tetrazólio não diferiram do teste de germinação. Dessa forma, para a realização do teste de tetrazólio em sementes de caroá é recomendado utilizar a solução na concentração de 0,75% durante 24 horas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologia de semente
dc.titleTeste de tetrazólio como método de avaliação da viabilidade de sementes de caroá (Neoglaziovia variegata (Arruda) Mez).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCaroá
dc.subject.thesagroNeoglaziovia Variegata
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.format.extent2p. 28.
riaa.ainfo.id1177281
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-12
dc.contributor.institutionRAQUEL ARAÚJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; WILIANE APARECIDA SILVA OLIVEIRA, INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO; MARIA APARECIDA RODRIGUES FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAMILLE CARDEAL DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Teste-de-tetrazolio-como-metodo-de-avaliacao-da-viabilidade-Caroa.pdf79.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace