Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVIVIAN, A. M.
dc.contributor.authorFONTANA, A.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorSANTOS, B. V. dos
dc.contributor.authorARCO, M. A. de L.
dc.contributor.authorARAUJO, A. R. de
dc.date.accessioned2025-07-14T12:47:55Z-
dc.date.available2025-07-14T12:47:55Z-
dc.date.created2025-07-14
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 145-149. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177293-
dc.descriptionAs estratégias que buscam potencializar o incremento do carbono (C) no solo passam necessariamente pelo aumento da entrada deste elemento por diferentes fontes e/ou pelo aumento do tempo de permanência no solo. Para isto, busca-se aproveitar melhor o C presente nos resíduos vegetais depositados na superfície do solo pela maior eficiência do processo de humificação e formação do húmus. Para contornar a rápida decomposição e mineralização dos resíduos vegetais pode-se aplicar o balanço estequiométrico dos principais elementos químicos que compõem a matéria orgânica do solo (MOS), a qual tem grande influência no processo de humificação e que é coordenada pela microbiota do solo. Com isto, além da diminuição da taxa de decomposição/mineralização, busca-se a melhor taxa de conversão da palha (resíduo vegetal) em biomassa viva (microbiana) no solo. O objetivo geral é avaliar a taxa de incremento de C no solo após a suplementação dos nutrientes N, P e S. Foi instalado experimento em anéis de concreto de 0,23 m3 contendo solo de textura média e 5 tipos de cultivo, com culturas anuais e pastagens. Foi efetuado os cortes de pastagem/forrageira e milho, bem como a deposição de palha na superfície do solo. Nos cultivos com milho (Cultivos 1 e 2) foi efetuada a moagem da palha e depositado na superfície do solo uma quantidade equivalente a 9,0 Mg ha-1. Nos cultivos com pastagem (Cultivos 3, 4 e 5), a forrageira foi cortada pela simulação de pastejo rotacionado, conforme a indicação de altura máxima e mínima de pastejo das cultivares de brachiaria e panicum. Nas pastagens, foi depositado 25% da forrageira como palha na superfície do solo, considerado como perda pelo pastejo. O experimento está em fase de estabelecimento e não foram realizadas as aplicações diferenciadas dos nutrientes NPS, bem como a determinação do C no solo em cada tratamento.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstequiometria
dc.titleIncremento de carbono no solo proporcionado pela suplementação dos nutrientes nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHúmus
dc.subject.thesagroDecomposição
dc.subject.thesagroMineralização
riaa.ainfo.id1177293
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-14
dc.contributor.institutionANGÉLICY MILENA VIVIAN, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; ADEMIR FONTANA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; BRUNA VIEIRA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ANHANGUERA; MIRYAN ARAÚJO DE LIMA ARCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; ALEXANDRE ROMEIRO DE ARAUJO, CNPGC.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Incremento-de-carbono-no-solo-2025.pdf244.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace