Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177311
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBARBOSA, K. V. F.
dc.contributor.authorSIMOES, W. L.
dc.contributor.authorSILVA, J. S. da
dc.contributor.authorUMBELINO, A. L. P.
dc.contributor.authorFREITE, V, A.
dc.date.accessioned2025-07-14T17:47:45Z-
dc.date.available2025-07-14T17:47:45Z-
dc.date.created2025-07-14
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7., 2024, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177311-
dc.descriptionO Submédio do Vale do São Francisco é a principal região responsável pela exportação de uva de mesa do Brasil. Entretanto, um dos maiores desafios na produção agrícola em regiões semiáridas é o manejo correto dos recursos hídricos, no intuito de atingir um elevado potencial produtivo com eficiência na utilização da água. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento do número de cachos da cultivar Arra15, sob déficit hídrico controlado, no Submédio do São Francisco. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em fatorial 4 x 3, sendo quatro lâminas de irrigação (55, 70, 85 e 100% da evapotranspiração da cultura – ETc), em três fases fenológicas da cultura (floração, crescimento de frutos e maturação) e três repetições. O trabalho foi realizado em área de produção comercial no município de Petrolina, PE e a colheita realizada no mês de novembro. Quando os cachos atingiram o ponto de maturação foi realizada a sua contagem em todas as parcelas experimentais. Os dados foram submetidos ao teste F e de Tukey a 5% de probabilidade para as fases fenológicas e análise de regressão para as lâminas. A variável número de cachos, submetida à análise de variância, apresentou significância, demonstrando interação entre as fases fenológicas e as lâminas. O melhor resultado obtido da interação entre lâminas de irrigação e fases fenológicas foi com estresse hídrico na fase de floração, na lâmina de 85% da ETc, a qual proporciona um maior número de cachos por planta (186).
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLâminas de irrigação
dc.subjectEficiência de uso da água
dc.subjectSemiárido
dc.subjectDéficit hídrico
dc.titleAvaliação do número de cachos de videira da cultivar Arra 15 sob déficit hídrico controlado no Submédio do Vale do São Francisco.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroViticultura
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.format.extent2p. 27.
riaa.ainfo.id1177311
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-14
dc.contributor.institutionKAIO VINICIUS FERNANDES BARBOSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; ANGELA LIRIEL PEREIRA UMBELINO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; VINICIUS AMORIM FREIRE, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Avaliacao-do-numero-de-cachos-de-videira-da-cultivar.pdf111 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace