Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177319
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLOUZADA, Y. S.
dc.contributor.authorLOIOLA, J. A. D.
dc.contributor.authorDIAS, R. de C.
dc.contributor.authorALONSO, J. M.
dc.contributor.authorVENEU, D. M.
dc.contributor.authorZONTA, E.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, P. C.
dc.date.accessioned2025-07-14T18:48:00Z-
dc.date.available2025-07-14T18:48:00Z-
dc.date.created2025-07-14
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 180-185. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177319-
dc.descriptionO Brasil possui ampla disponibilidade de rochas silicáticas com potássio na composição, no entanto a utilização destes materiais como fertilizantes potássicos é controversa, já que o K presente neles se encontra em baixos teores e solubilidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização de agrominerais silicáticos (AgSi) como fonte de potássio em comparação a fertilizantes minerais tradicionais. Os experimentos foram conduzidos em vasos dispostos em casa de vegetação. Foram avaliados 15 tratamentos, sendo 11 AgSi, três doses de KCl e um controle, sem aplicação de K. A planta indicadora foi o milho híbrido BM 990 Vip3 (Zea mays L.) em dois cultivos sucessivos. Foram testados dois solos (argiloso e arenoso), sendo montado um experimento para cada. A dose de K foi de 160 mg/kg de solo para o solo argiloso e 80 mg/kg para o arenoso. Ao término de cada ciclo, a parte aérea das plantas foi coletada para a determinação da matéria seca. No solo arenoso, as doses de KCl obtiveram os melhores resultados. Os AgSi apresentaram produção semelhante ao controle, com exceção das amostras 3 e 10. No solo argiloso a amostra 10 apresentou produção igual as doses de KCl e amostras 7, 5, 9 e 3 foram superiores ao controle. Todos os AgSi apresentaram eficiência relativa abaixo de 50% no solo arenoso, assim como no argiloso (com exceção das amostras 10, 7 e 5). Conclui-se que o potencial para a aplicação da maioria dos AgSi como fonte eficiente de K é muito baixo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRemineralizador
dc.subjectNutrição potássica
dc.titleAvaliação agronômica de diferentes agrominerais silicáticos como fonte de potássio em ambiente controlado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroCondicionador do Solo
dc.subject.thesagroAdubação
riaa.ainfo.id1177319
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-14
dc.contributor.institutionYGOR SILVA LOUZADA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOÃO AUGUSTO DOURADO LOIOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; RICARDO DE CASTRO DIAS, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; JORGE MAKHLOUTA ALONSO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; DIEGO MACEDO VENEU, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; EVERALDO ZONTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; PAULO CESAR TEIXEIRA, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-agronomica-de-diferentes-agrominerais-2025.pdf426.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace