Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorABREU, D. M. de
dc.contributor.authorTURETTA, A. P. D.
dc.date.accessioned2025-07-15T12:47:52Z-
dc.date.available2025-07-15T12:47:52Z-
dc.date.created2025-07-15
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 201-210. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177323-
dc.descriptionEm um cenário de crescente frequência e impacto dos eventos climáticos extremos, a insegurança alimentar se destaca como um problema global agravado por diversos fatores, sendo a mudança climática um dos mais significativos. Os Serviços Ecossistêmicos (SE) desempenham um papel fundamental na mitigação desses impactos, especialmente na garantia e manutenção da segurança alimentar. Este estudo, ainda em andamento, identifica e analisa os fluxos de SE nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, que fazem parte da Região Serrana do Rio de Janeiro. Para alcançar os objetivos propostos, foram estabelecidos três compartimentos de análise: a interação entre hidrografia, uso e cobertura da terra, e tipo de solo; a relação entre segurança alimentar e polinização; e a conexão entre uso e cobertura da terra e áreas protegidas. A análise desses fluxos oferece diretrizes estratégicas para a implementação de ações em escala inter-regionais que reduzam os impactos dos eventos climáticos extremos na produção de alimentos, fortalecendo a resiliência e sustentabilidade das comunidades locais. A identificação e quantificação dos fluxos de SE são cruciais para promover o desenvolvimento sustentável, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente no que tange à segurança alimentar e à adaptação às mudanças climáticas
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectServiços ecossistêmicos
dc.subjectEventos climáticos extremos
dc.subjectRegião Serrana do Rio de Janeiro
dc.titleFluxo de serviços ecossistêmicos para identificação do impacto de eventos climáticos extremos na produção de alimentos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSegurança Alimentar
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
riaa.ainfo.id1177323
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-15
dc.contributor.institutionDANIEL MARQUES DE ABREU, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fluxo-de-servicos-ecossistemicos-2025.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace