Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, L. C. de A.
dc.contributor.authorBATISTA, R. N. S.
dc.contributor.authorSILVA, S. R. F.
dc.contributor.authorSTRALIOTTO, R.
dc.contributor.authorGONÇALVES, A. O.
dc.contributor.authorCARNEVALLI, R. A.
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorBARROS, I. de
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.date.accessioned2025-07-15T12:48:06Z-
dc.date.available2025-07-15T12:48:06Z-
dc.date.created2025-07-15
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 228-233. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177327-
dc.descriptionO trabalho avaliou espécies (leguminosas e crucífera) para produção de silagem de milho e capim de entressafra para sistema lavoura-pecuária e melhoria da qualidade do solo no Médio Vale Paraíba do Sul. O sistema iLP implantado tem o desenho experimental com as espécies condicionadoras/melhoradoras de solo (feijão guandu, crotalaria, estilosantes, mucuna e nabo forrageiro) e braquiária como tratamentos, sendo repetidas 4 vezes (blocos). A fase de implantação foi realizada por semeadora de milho em área total e após a germinação, as áreas foram divididas. Cada bloco (48 x 48m) foi subdividido em faixas de 8 por 48 m (ver detalhe em Silva, 2023). Após a colheita do milho foi realizada a semeadura das espécies “melhoradoras de solo” (consórcios), em fevereiro de 2020. Usando a técnica da abundância natural do 15N, foi possível constatar ausência da contribuição da fixação biológica de N2 às leguminosas, o que foi corroborado pela avaliação visual da nodulação. As plantas de cobertura, e a pastagem sofreram com a reduzida janela de plantio e oferta de água na região, por isso produziram pouca biomassa e acumularam pouco N. As mudanças climáticas já afetam a região e deixam evidentes que a busca por soluções de adaptação dos sistemas de produção é urgente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema lavoura-pecuária
dc.titleDesafios de uso da fixação biológica de nitrogênio em plantas de cobertura como estratégia de incremento da produção de silagem e capim de entressafra, em Valença RJ.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAdubo Verde
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroConservação do Solo
riaa.ainfo.id1177327
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-15
dc.contributor.institutionLUIZ CLAUDIO DE ARAÚJO COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; RODRIGO NOGUEIRA SILVESTRE BATISTA, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA; SAMARA ROSA FERREIRA SILVA, UNVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; ROSANGELA STRALIOTTO, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI, CNPGL; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; INACIO DE BARROS, CNPGL; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios-de-uso-da-fixacao-biologica-de-nitrogenio-2025.pdf389.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace