Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLIMA, C. E. P.
dc.contributor.authorFONTENELLE, M. R.
dc.contributor.authorBRAGA, M. B.
dc.contributor.authorSILVA, K. M. N. B. da
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. S. S.
dc.contributor.authorSILVA, K. C. R.
dc.date.accessioned2025-07-23T18:48:24Z-
dc.date.available2025-07-23T18:48:24Z-
dc.date.created2025-07-23
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationRevista Aracê, São José dos Pinhais, v. 7, n. 7, p. 39480-39503, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177462-
dc.descriptionAs mudanças climáticas globais tendem a gerar insegurança, com o aumento da frequência e intensidade de eventos extremos. Esses efeitos são agravados por processos antrópicos como a urbanização desordenada em áreas estratégicas para a recarga hídrica e o amortecimento de impactos negativos, comprometendo o direito difuso ao meio ambiente equilibrado e sustentável para as gerações futuras. Este estudo realizou uma análise climática e hidrológica de uma unidade hidrográfica na microbacia do Córrego Tamanduá, situada no Cerrado do Distrito Federal. A abordagem enfatizou a caracterização morfométrica da bacia e os efeitos de alterações nos padrões de precipitação sobre a erosividade das chuvas (fator R da RUSLE). Foram utilizados dados pluviométricos organizados em três séries temporais (1971 a 2001, 2002 a 2012 e 2015 a 2024). Foram avaliados tanto o efeito dos níveis totais de precipitação quanto da concentração desta. Como indicadores de concentração dos eventos chuvosos foram utilizados os índices PCI (já consagrado) e ISC (proposto com o auxílio de ferramenta de IA generativa a partir de bootstrap com 10.000 combinações e IC 95%). Os resultados indicam mudanças na distribuição das chuvas, principalmente no período recente, com aumento da sazonalidade e da estimativa da erosividade, o que intensifica a vulnerabilidade hídrica. Conclui-se que tais alterações representam uma ameaça concreta ao direito coletivo e intergeracional ao meio ambiente equilibrado, fato esse agravado pela urbanização desordenada e outras ações antrópicas que causem degradação de áreas que cumprem importante papel no oferecimento do serviço ecossistêmico de produção de água.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDireito difuso
dc.titleClima, morfometria e erosividade em unidade hidrográfica do cerrado do DF: implicações socioambientais e direitos difusos.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroErosão Hídrica
dc.description.notesTítulo em inglês: Climate, morphometry and erosiveness in a hydrographic unit of the cerrado of the df: socioenvironmental implications and diffuse rights.
riaa.ainfo.id1177462
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56238/arev7n7-250
dc.contributor.institutionCARLOS EDUARDO PACHECO LIMA, CNPH; MARIANA RODRIGUES FONTENELLE, CNPH; MARCOS BRANDAO BRAGA, CNPH; KAREN MENDES NASCIMENTO BARBOSA DA SILVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GIOVANA SILVA SANTOS RODRIGUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; KELLY CRISTINA RODRIGUES SILVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clima-morfometria-e-erosividade.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace