Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARTINS, G. R.
dc.contributor.authorSILVA, C. G. M.
dc.contributor.authorSIMEONE, M. L. F.
dc.contributor.authorMATRANGOLO, W. J. R.
dc.contributor.authorPASSOS, A. M. A. dos
dc.date.accessioned2025-08-05T17:48:32Z-
dc.date.available2025-08-05T17:48:32Z-
dc.date.created2025-07-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MILHO E SORGO PIBIC/CNPq, 21., 2023, Sete Lagoas. Anais [...]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177590-
dc.descriptionA produção sustentável de milho tem se concentrado em sistemas agrícolas que reduzem insumos químicos sintéticos, promovem a biodiversidade do solo, conservam recursos naturais e diminuem o impacto ambiental. O trabalho visa contribuir para o posicionamento de cultivares mais apropriadas e eficazes em sistemas de transição e orgânicos, identificando atributos agronômicos que aprimorem a produção sustentável de milho com potencial para silagem. Cultivares, variedades e híbridos foram avaliados quanto ao potencial forrageiro em um delineamento de blocos casualizados. Foram avaliados no experimento os seguintes atributos agronômicos: rendimento da massa da matéria verde por hectare, rendimento da massa da matéria seca por hectare, rendimento de espigas com palha por hectare, rendimento de espigas sem palha por hectare, população final de plantas, índice de espigas, dias para pendoamento, dias para florescimento feminino, altura de plantas, altura de inserção de espigas, matéria seca a 65 °C, matéria seca a 105 °C, proteína, lignina, cinzas, fibra bruta, hemicelulose, celulose e conteúdo celular. Como resultado, verificou-se que a cultivar BRS 1060 apresentou um rendimento de massa da matéria verde de 38.699,96 kg ha-1, superando a média das outras cultivares, que foi de 21.889,94 kg ha-1. A cultivar BRS 3046 se destacou com o maior teor de proteína entre as avaliadas, atingindo 7,12%, superando a média geral de 6,4%. A correta escolha de cultivares de milho em sistemas de produção orgânico, em seu estabelecimento, é primordial para o alcance da sustentabilidade produtiva.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema alternativo de produção
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectAgricultura regenerativa
dc.subjectAgricultura urbana
dc.titleDesempenho de cultivares de milho em sistema de transição para cultivo orgânico: potencial silageiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSilagem
dc.format.extent2p. 14-24.
riaa.ainfo.id1177590
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-05
dc.contributor.institutionGUILHERME RODRIGUES MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; CARINE GREGÓRIO MACHADO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; ALEXANDRE MARTINS ABDAO DOS PASSOS, CNPMS.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Desempenho-de-cultivares-de-milho.pdf540.99 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace