Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDIONISIO, J. M.
dc.contributor.authorSILVA, D. V. A. da
dc.contributor.authorCARVALHO, C. G. de
dc.contributor.authorLANA, U. G. de P.
dc.contributor.authorVILELA, A. E.
dc.contributor.authorSOUSA, S. M. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA-PAIVA, C. A.
dc.contributor.authorGOMES, E. A.
dc.date.accessioned2025-08-05T17:48:52Z-
dc.date.available2025-08-05T17:48:52Z-
dc.date.created2025-07-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MILHO E SORGO PIBIC/CNPq, 21., 2023, Sete Lagoas. Anais [...]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177596-
dc.descriptionO estresse hídrico causa perdas significativas no rendimento da produção agrícola em todo o mundo. As consequências climáticas imprevisíveis e óbvias do aquecimento global aumentam ainda mais a preocupação crescente com a disponibilidade limitada de água para a agricultura. O uso de bactérias promotoras de crescimento vegetal apresenta-se como uma alternativa promissora para aumentar a produção agrícola em condições desfavoráveis, principalmente pelo baixo custo e reduzido impacto ambiental. Este trabalho teve como objetivo isolar, caracterizar, avaliar a diversidade genética e identificar molecularmente microrganismos isolados de solos de diferentes ecossistemas brasileiros, com ênfase na resposta desses microrganismos aos estresses hídrico e salino. Um total de 718 cepas bacterianas termotolerantes foi isolado de amostras de solo e selecionado com base em características morfológicas e capacidade de crescimento em concentrações elevadas de sorbitol e NaCl, indicando sua capacidade de sobreviver e se adaptar às condições de estresses hídrico e salino. Entre essas amostras, 27 cepas do gênero Priestia ou Bacillus, identificadas pelo sequenciamento do gene 16S rRNA, apresentaram maior potencial de tolerância à seca. Além disso, pela amplificação das sequências de DNA, utilizando os primers ERIC, foi possível observar padrões distintos de fragmentos amplificados, fornecendo uma visão abrangente sobre a variabilidade genética entre as bactérias isoladas. Os resultados deste estudo revelaram um potencial biotecnológico significativo dos microrganismos isolados a partir de amostras de solos de diferentes ecossistemas brasileiros.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCrescimento de planta
dc.titleIsolamento, caracterização e identificação molecular de microrganismos tolerantes aos estresses hídrico e salino.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSeca
dc.subject.nalthesaurusBacillus (bacteria)
dc.format.extent2p. 53-59.
riaa.ainfo.id1177596
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-05
dc.contributor.institutionJESSICA MARQUES DIONISIO, FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA; DOUGLAS VENÂNCIO ALEXANDRE DA SILVA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS; CHAINHENY GOMES DE CARVALHO; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ARIANA ELISEI VILELA; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isolamento-caracterizacao-e-identificacao-molecular.pdf295.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace