Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177596
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDIONISIO, J. M.
dc.contributor.authorSILVA, D. V. A. da
dc.contributor.authorCARVALHO, C. G. de
dc.contributor.authorLANA, U. G. de P.
dc.contributor.authorVILELA, A. E.
dc.contributor.authorSOUSA, S. M. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA-PAIVA, C. A.
dc.contributor.authorGOMES, E. A.
dc.date.accessioned2025-08-05T17:48:52Z-
dc.date.available2025-08-05T17:48:52Z-
dc.date.created2025-07-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MILHO E SORGO PIBIC/CNPq, 21., 2023, Sete Lagoas. Anais [...]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177596-
dc.descriptionO estresse hídrico causa perdas significativas no rendimento da produção agrícola em todo o mundo. As consequências climáticas imprevisíveis e óbvias do aquecimento global aumentam ainda mais a preocupação crescente com a disponibilidade limitada de água para a agricultura. O uso de bactérias promotoras de crescimento vegetal apresenta-se como uma alternativa promissora para aumentar a produção agrícola em condições desfavoráveis, principalmente pelo baixo custo e reduzido impacto ambiental. Este trabalho teve como objetivo isolar, caracterizar, avaliar a diversidade genética e identificar molecularmente microrganismos isolados de solos de diferentes ecossistemas brasileiros, com ênfase na resposta desses microrganismos aos estresses hídrico e salino. Um total de 718 cepas bacterianas termotolerantes foi isolado de amostras de solo e selecionado com base em características morfológicas e capacidade de crescimento em concentrações elevadas de sorbitol e NaCl, indicando sua capacidade de sobreviver e se adaptar às condições de estresses hídrico e salino. Entre essas amostras, 27 cepas do gênero Priestia ou Bacillus, identificadas pelo sequenciamento do gene 16S rRNA, apresentaram maior potencial de tolerância à seca. Além disso, pela amplificação das sequências de DNA, utilizando os primers ERIC, foi possível observar padrões distintos de fragmentos amplificados, fornecendo uma visão abrangente sobre a variabilidade genética entre as bactérias isoladas. Os resultados deste estudo revelaram um potencial biotecnológico significativo dos microrganismos isolados a partir de amostras de solos de diferentes ecossistemas brasileiros.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCrescimento de planta
dc.titleIsolamento, caracterização e identificação molecular de microrganismos tolerantes aos estresses hídrico e salino.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSeca
dc.subject.nalthesaurusBacillus (bacteria)
dc.format.extent2p. 53-59.
riaa.ainfo.id1177596
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-05
dc.contributor.institutionJESSICA MARQUES DIONISIO, FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA; DOUGLAS VENÂNCIO ALEXANDRE DA SILVA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS; CHAINHENY GOMES DE CARVALHO; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ARIANA ELISEI VILELA; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Isolamento-caracterizacao-e-identificacao-molecular.pdf295.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace