Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177606
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMAIA, L. C. S.
dc.contributor.authorCOTA, L. V.
dc.contributor.authorSILVA, D. D. da
dc.contributor.authorCOSTA, R. V. da
dc.date.accessioned2025-08-05T17:49:11Z-
dc.date.available2025-08-05T17:49:11Z-
dc.date.created2025-07-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MILHO E SORGO PIBIC/CNPq, 21., 2023, Sete Lagoas. Anais [...]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177606-
dc.descriptionOs molicutes são os patógenos responsáveis pelos enfezamentos do milho. Dois tipos de enfezamento são conhecidos: o enfezamento-pálido e o enfezamento-vermelho. Ambos são transmitidos de forma persistente propagativa pela cigarrinha-do-milho Dalbulus maidis. A incidência de enfezamentos pode resultar em grandes perdas na produtividade do milho, podendo chegar a 100%, em função da época de infecção e da suscetibilidade da cultivar. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência genética de híbridos experimentais de milho aos enfezamentos. O experimento foi conduzido na área experimental da Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas, MG. O experimento foi conduzido com 94 híbridos experimentais e seis testemunhas (híbridos comerciais). Aos 90 dias após o plantio, avaliou-se a severidade dos enfezamentos, utilizando-se escala de notas variando de 1 a 6, referentes à média dos sintomas das plantas na parcela, em que 1: ausência de sintomas e 6: plantas com morte precoce causada por enfezamentos. Os genótipos de milho avaliados variam quanto ao nível de resistência aos enfezamentos. As notas médias de severidade da doença variam de 1,75 (plantas com poucos sintomas) a 6 (mais de 75% das plantas com sintomas e plantas mortas). Baseado nos resultados obtidos, os híbridos experimentais com bons níveis de resistência aos enfezamentos maior resistência aos enfezamentos (nota inferior a dois) e com alto potencial produtivo (acima de 7.500 Kg/ha) foram 1T2794, 1T2790 e 1T2789. Esses híbridos deverão ser avaliados em outros locais e regiões para avaliação da estabilidade da resistência e potencial produtividade.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.titleResistência de híbridos experimentais de milho aos enfezamentos em Sete Lagoas, MG.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroEnfezamento
dc.subject.thesagroCigarrinha
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.nalthesaurusDalbulus maidis
dc.format.extent2p. 86-91.
riaa.ainfo.id1177606
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-05
dc.contributor.institutionLAURA CRISTINY SOUZA MAIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA ARAUJO, CNPMS; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Resistencia-de-hibridos-experimentais-de-milho.pdf162.38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace