Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177612
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorREIS, I. M. D.
dc.contributor.authorSANTOS, M. A. V.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. C. M.
dc.contributor.authorMIRANTE, P. S.
dc.contributor.authorSANTOS, D. G. dos
dc.contributor.authorDAMASCENO, M. C.
dc.contributor.authorMENDES, S. M.
dc.contributor.authorMENEZES, C. B. de
dc.date.accessioned2025-08-05T17:49:23Z-
dc.date.available2025-08-05T17:49:23Z-
dc.date.created2025-07-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MILHO E SORGO PIBIC/CNPq, 21., 2023, Sete Lagoas. Anais [...]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177612-
dc.descriptionO cultivo de sorgo granífero está em expansão contínua, em razão das características agronômicas da cultura, que permitem uma alta adaptação aos diferentes ambientes. Porém, apesar do crescimento, o desempenho produtivo apresenta-se abaixo do real potencial, como consequência dos ataques do pulgão-da-cana-de-açúcar, uma das principais pragas do sorgo. O objetivo do trabalho foi selecionar linhagens que apresentassem melhor resistência ao pulgão, observando-se os dados de infestação e correlacionando com os danos causados, e ratificar a metodologia empregada. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com 78 linhagens, incluindo duas testemunhas, consideradas fonte de resistência à praga, em Sete Lagoas, MG. Os caracteres avaliados foram infestação e injúria, baseados em uma escala de notas de 1 a 6. A maioria das linhagens apresentou notas baixas para injúria, expressando um bom nível de tolerância ao patógeno. Dentre as linhagens, destacaram-se 14 plantas, que, apesar de obterem alta infestação, apresentaram poucos danos. A resistência dessas linhagens necessita de mais pesquisas para comprovação da tolerância ao pulgão. Foi possível autenticar a metodologia empregada por permitir a distinção das linhagens de sorgo como suscetíveis e resistentes ao pulgão.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelanaphis sorghi
dc.titleSeleção de linhagens de sorgo resistentes ao pulgão-da-cana-de-açúcar.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPraga de Planta
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
dc.subject.thesagroResistência
dc.format.extent2p. 104-109.
riaa.ainfo.id1177612
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-05
dc.contributor.institutionIASMIM MARRONY DAMASCENO REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; MARCELO AUGUSTO VIEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ISADORA CRISTINA MARTINS OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; PAULA SILVA MIRANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; DOUGLAS GRACIEL DOS SANTOS; NATALIA CRISTINA DAMASCENO; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Selecao-de-linhagens-de-sorgo.pdf142.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace