Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, V. F. DA
dc.contributor.authorSILVA, K. E. A. DA
dc.contributor.authorROCHA, S. B. DO N.
dc.contributor.authorARAUJO, M. R. C. DE
dc.contributor.authorLIMA, A. D. F. DE
dc.contributor.authorRAMOS, S. R. R.
dc.contributor.authorCOSTA, J. G. da
dc.date.accessioned2025-08-04T12:50:16Z-
dc.date.available2025-08-04T12:50:16Z-
dc.date.created2025-08-04
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationRevista Caderno Pedagógico, v. 22, n. 9, p. 1-20, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177700-
dc.descriptionO inhame (Dioscorea) é uma importante cultura, especialmente no nordeste brasileiro, mas que seu cultivo enfrenta inúmeros desafios no âmbito patológico e de conservação. Nesse contexto,este estudo teve como objetivo mapear a ocorrência, inventariar as variedades crioulas de inhame (Dioscoreaspp.) em Alagoas e avaliar o seu estado de conservação. A coleta de dados de campo ocorreu durante o período de março de 2023 a março de 2024 e o georreferenciamento foi realizado por meio da coleta de coordenadas geográficas, in loco, com GPS e os dados sobre as regiões de Alagoas pelo site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Raster -MDE Alos Palsar com resolução 12.5m (ASF Data Search 2023) e dados vetoriais de pluviometria e solos. Foram realizadas entrevistas com agricultores que cultivam inhame e foram coletadas túberas das variedades. Foram identificadas três espécies: Dioscorea cayennensisLam, Dioscorea alataLam e Dioscorea trifidaLam, com uma limitada diversidade intraespecífica. O estudo demonstrou que D. cayennensisLam é a única espécie presente em todos os municípios produtores, e um preocupante declínio no cultivo de variedades tradicionais, com aproximadamente 57% da área cultivada ocupada por apenas uma variedade. O plantio das variedades tradicionais vem diminuindo a cada ano devido à dificuldade em relação a obtenção de túberas-sementes de qualidade. Assim, é imperativo implementar ações de conservação in situ, on farme ex situ, além de fortalecer políticas de valorização e uso dessas variedades tradicionais, para garantir a preservação desse patrimônio genético e cultural para as futuras gerações.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgricultura tradicional
dc.subjectCará
dc.subjectGeorreferenciamento
dc.titleMapeamento, inventário e diagnóstico do estado de conservação de variedades crioulas de inhame (Dioscoreaspp.) em Alagoas.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroInhame
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroGermoplasma
dc.subject.nalthesaurusDioscorea
riaa.ainfo.id1177700
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-04
dc.contributor.institutionVINICIOS FERREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; KARYNA EVELLIN ALVES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; SABRINA BARROS DO NASCIMENTO ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; MARIA RAFAELA CORREIA DE ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; ALAN DOUGLAS FERNANDES DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CNAT; JOAO GOMES DA COSTA, CNAT.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MapeamentoInventarioDiagnostico.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace