Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177765
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMACHADO, J. R. de A.
dc.contributor.authorPENNA, J. C. V.
dc.contributor.authorMELO, P. G. S.
dc.contributor.authorBERGER, P. G.
dc.contributor.authorJULIATTI, F. C.
dc.contributor.authorSANTOS, C. M. dos
dc.date.accessioned2025-08-07T13:33:03Z-
dc.date.available2025-08-07T13:33:03Z-
dc.date.created2025-08-07
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 7., 2009, Foz do Iguaçu. Sustentabilidade da cotonicultura brasileira e expansão dos mercados: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177765-
dc.descriptionOs objetivos deste trabalho foram prever desempenho de populações segregantes em gerar linhagens superiores pelo método de Jinks e Pooni (1976); testar a metodologia pelo desempenho de famílias de plantas selecionadas e verificar o mais eficiente sistema de cruzamentos para obtenção de variabilidade. Os genitores foram selecionados de um dialelo baseando-se em capacidades específicas de combinação. Três sistemas de cruzamentos foram testados: múltiplo, biparental simples e convergente. Em 2004/05 as treze populações originadas dos cruzamentos foram conduzidas em blocos casualizados, com quatro repetições, avaliando-se produtividade de algodão em caroço, porcentagem e qualidade de fibra. Para utilização da metodologia de Jinks e Pooni considerou- se a produtividade. As populações MGUFU (012, 013, 015, 0110 e 0111) apresentaram maiores probabilidades de gerar linhagens superiores. Quatro populações foram selecionadas (duas melhores e duas piores) e a MGUFU011 para avaliação em 2005/06, pela retirada aleatória de 20 plantas, originando famílias, avaliadas em delineamento látice 10 x 10. De acordo com estimativas de variâncias e herdabilidades, constatou-se que as melhores famílias vieram das melhores populações selecionadas pela metodologia, podendo-se considerar o método como eficiente na predição de populações promissoras em gerações precoces. Observou-se ainda que a população originada de cruzamentos convergentes obteve maior variabilidade.
dc.format1 CD-ROM
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectJinks e Pooni
dc.titlePredição de desempenho de populações segregantes de algodoeiro em gerações precoces.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGossypium Hirsutum
dc.subject.thesagroMelhoramento Vegetal
riaa.ainfo.id1177765
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-07
dc.contributor.institutionJANE RODRIGUES DE ASSIS MACHADO, CNPMS; JULIO CESAR VIGLIONI PENNA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; PATRÍCIA GUIMARÃES SANTOS MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PAULO GERALDO BERGER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; FERNANDO CÉSAR JULIATTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; CARLOS MACHADO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Predicao-de-desempenho-de-populacoes-segregantes-de-algodoeiro.pdf315.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace