Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177812
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, F. C. da
dc.contributor.authorSANTOS, J. T. C.
dc.contributor.authorCARVALHO, S. S. de
dc.contributor.authorMARCHIORI, L. F. S.
dc.contributor.authorLIENDO SILVA, G. S. P.
dc.contributor.authorABREU JUNIOR, C. S.
dc.date.accessioned2025-08-08T12:47:55Z-
dc.date.available2025-08-08T12:47:55Z-
dc.date.created2025-08-08
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationBioenergia em Revista: Diálogos, v. 15, n. 1, p. 8-35, jan./jun. 2025.
dc.identifier.issn2236-9171
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177812-
dc.descriptionA cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo utilizada principalmente na produção de açúcar, etanol e energia elétrica. A cana energia, também conhecida como cana-de-açúcar para bioenergia, é uma variedade específica de cana que apresenta alto teor de biomassa e pode ser utilizada como fonte de energia renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética. Nessa circunstância, o uso adequado da adubação nitrogenada na produção da cana energia pode ser fundamental para a maximização da produtividade da cultura e, consequentemente, para a melhoria da rentabilidade dos produtores e da competitividade do setor sucroenergético brasileiro. O estudo foi conduzido em campo, na Usina Granelli, em Ipeúna-SP, em solo Argissolo de textura arenosa. Os tratamentos principais consistiam em três variedades de cana-de-açúcar que receberam quatro doses de nitrogênio na forma de ureia e nitrato de amônia. Para avaliar a resposta das variedades à adubação nitrogenada, foram medidos o acúmulo de matéria seca, a taxa de produção de matéria seca e a taxa de crescimento relativo em relação aos níveis de nitrogênio. Outros parâmetros avaliados incluíram teor de fibra, açúcares totais recuperáveis, Brix e pol. O experimento foi realizado em blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repetições. As parcelas foram constituídas de 4 linhas de 10,5 m de comprimento com espaçamento entrelinhas de 1,5 m.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAdubação nitrogenada
dc.subjectCana energia
dc.subjectCane fiber
dc.titleEfeito da adubação nitrogenada na qualidade e produtividade da cana energia em comparação à matéria-prima açucarada.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCana de Açúcar
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.nalthesaurusSugarcane
dc.subject.nalthesaurusNitrogen
riaa.ainfo.id1177812
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-08
dc.contributor.institutionFABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; SANTOS, JENNIFER THAMARA CONCEIÇÃO; SÂNIDA SANTOS DE CARVALHO; LUIS FERNANDO SANGLADE MARCHIORI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; GAEL SILVIA PENARANDA LIENDO SILVA; CASSIO HAMILTON ABREU JUNIOR, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AP-Efeito-adubacao-nitrogenada-2025.pdf946.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace