Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177897
Title: Seleção de isolados de leveduras para o controle biológico de podridão pós-colheita de manga causada por Lasiodiplodia theobromae.
Authors: PEREIRA, C. A
CASTRO, A. P. C.
TERAO, D.
GAVA, C. A. T.
Affiliation: CARLIANA ARAÚJO PEREIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE PERNAMBUCO; ANA PAULA CARVALHO CASTRO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; DANIEL TERAO, CNPMA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
Date Issued: 2013
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 46.; REUNIÃO BRASILEIRA DE CONTROLE BIOLÓGICO, 11., 2013, Ouro Preto. CBfito sustentável: anais. Ouro Preto: UFV: SBF, 2013.
Description: Um grupo de patógenos, entre eles L. theobromae causa elevadas perdas na cadeia produtiva da manga no Submédio do Vale do São Francisco e há grandes restrições quanto ao uso de fungicidas para o controle de doenças pós-colheita em frutas para consumo in natura. Neste contexto, o uso de microrganismos como agentes de controle se apresenta como uma forte alternativa. Este trabalho teve por objetivo selecionar leveduras com potencial para o controle da infecção por L. theobromae. Os isolados de leveduras foram multiplicados em meio SD+Y (Saboraud dextrose + extrato de levedura), seguido de remoção do meio de cultivo por centrifugação. Suspensões padronizadas foram obtidas em solução de um polímero dispersante, obtendo-se um preparado técnico com 106 cels.mL-1. Após aplicação, os frutos foram individualizadas em caixas plásticas, permanecendo em repouso overnight para remoção do excesso de umidade. A seguir um inóculo de 105 conídios.mL-1 de Dothiorella sp. foi aplicado sobre perfurações epidérmicas (1 mm profundidade), produzidas em polos opostos à altura do equador dos frutos, utilizando disco de papel de 5 mm de diâmetro, seguindo-se de avaliações por 10 dias. O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado, com 4 repetições e 5 frutos por repetição. Os resultados obtidos permitiram selecionar 6 isolados de levedura com capacidade de reduzir o número de frutos e a área lesionada média a pelo menos 50% do tratamento testemunha. Em um segundo experimento para avaliação de dose efeito destacaram-se os isolados L10 e LF, capazes de promover redução da área lesionada superior a 80% quando comparado ao tratamento controle
Thesagro: Manga
Lasiodiplodia Theobromae
Podridão do Colo
Controle Biológico
NAL Thesaurus: Mangoes
Biological control
Biological control agents
Keywords: Mangiera indica
Isolado de levedura
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Selecao-de-isolados-de-leveduras.pdf241.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace