Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177898
Title: Teores totais de elementos em solos com horizonte antrópico (Terra Preta de Índio) em áreas de várzea do rio Solimões - AM.
Authors: MACEDO, R. S.
TEIXEIRA, W. G.
LIMA, H. N.
SOUZA, A. C. G. de
ENCINAS, O. C.
Affiliation: RODRIGO SANTANA MACEDO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; HEDINALDO NARCISO LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; ADRIANA COSTA GIL DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; OMAR CUBAS ENCINAS, INSTITUTO DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Date Issued: 2010
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
Description: A Terra Preta de Índio apresenta coloração escura, considerável índice de matéria orgânica, altos teores de cálcio e magnésio e evidências de ocupação humana. O conhecimento do teor total dos elementos nesses solos assume importância por investigar a intencionalidade na formação dos mesmos. O presente estudo teve como objetivo quantificar os teores totais de alguns elementos em perfis de TPI em áreas de várzea do rio Solimões - AM. Foram amostrados oito perfis entre os municípios de Manacapuru e Coari, AM. Foram determinados os teores totais de 28 elementos, com leituras em Plasma de Acoplamento Indutivo e digestão por água régia. Todos os perfis apresentam maiores teores de Ba, Sr, V, Zn, Cr, Ni e Cu. Os elementos Ca, P, Zn, Cu, Ba e Sr apresentam maiores valores nos horizontes antrópicos, indicando associação com as atividades humana; no entanto, os valores de Fe são menores nos horizontes antrópicos. A existência de TPI em área de várzea representa um testemunho não intencional dos povos pré-históricos, visto que os solos de várzea são naturalmente férteis.
Keywords: Elementos-traço
ICP
Manacapuru
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teores-totais-de-elementos-em-solos-2010.pdf296.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace