Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177972
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVIEIRA, J. R. da C.
dc.contributor.authorMELO, A. M. Y.
dc.contributor.authorSILVA, R. L. de O.
dc.contributor.authorCOELHO, S. B.
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2025-08-13T13:49:01Z-
dc.date.available2025-08-13T13:49:01Z-
dc.date.created2025-08-13
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 29.; FEIRA DE TECNOLOGIA EM FRUTICULTURA - BRAZIL FRUITS, 1., 2025, Campinas. Desafios da produção x mudanças climáticas: anais. Campinas: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177972-
dc.descriptionOs fungos micorrízicos arbusculares (FMA) desempenham papel fundamental na nutrição e desenvolvimento de diversas espécies vegetais, incluindo culturas perenes, como a mangueira (Mangifera indica), cuja produção é destacada na região do Vale do São Francisco. Neste cenário, a oferta de bioinsumos à base de FMA tem aumentado, porém a eficiência dos inoculantes comerciais e o método de inoculação são considerados determinantes ao estabelecimento da simbiose micorrízica. Objetivou-se determinar o método de inoculação favorável ao estabelecimento da associação micorrízica utilizando Rhizophagus irregularis como inóculo de FMA. Foram avaliados dois métodos de inoculação, via fertirrigação e nucleação com planta doadora (Urochloa brizantha cv. Marandu), aplicados após a poda de produção em área com cultivo de mangueira (var. Keitt , porta-enxerto Espada) implantada há seis anos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três tratamentos de inoculação em oito repetições. Amostras de solo e raízes foram coletadas antes (T0) e após a inoculação com FMA em diferentes fases fenológicas da mangueira: desenvolvimento vegetativo (T1), floração (T2) e colheita (T3). Em T0 foram analisados o potencial infectivo do solo por FMA e o número de glomerosporos (NG); nas demais fases, além de NG, foram analisadas a colonização micorrízica (CM) e a presença de material genético (DNA) de R. irregularis por PCR quantitativa em tempo real (qPCR) em amostras de solos e raízes. Após a inoculação (T1), embora a CM e NG não tenham diferido entre os métodos de inoculação, a qPCR indicou que as plantas inoculadas tiveram maior percentual de detecção, com valores superiores no tratamento via fertirrigação. A partir de T2, os tratamentos inoculados diferiram significativamente do controle para NG e CM, destacando o tratamento por fertirrigação, no qual foi possível detectar R. irregularis em todas as amostras de raízes analisadas por qPCR. Em T3, diferenças para NG foram observadas apenas entre o método de fertirrigação e o controle, enquanto o uso de planta doadora não diferiu entre os tratamentos. Em geral, a CM em mangueira foi >75%, com variação entre os estádios fenológicos, destacando-se a fase de frutificação, com médias & gt;90%. A inoculação via fertirrigação demonstrou potencial para aplicação em cultivo de manga no campo e o uso de qPCR com primers específicos é promissor para monitorar o estabelecimento da associação simbiótica utilizando fungos alvos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioinsumo
dc.subjectFungos micorrízicos arbusculares
dc.subjectFMA
dc.subjectFases fenológicas
dc.subjectQPCR
dc.titleSeleção de método de inoculação com bioinsumo de fungo micorrízico arbuscular em área de manga.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroFertirrigação
dc.subject.thesagroMangifera Indica
dc.subject.thesagroNucleação
dc.subject.nalthesaurusMangoes
dc.subject.nalthesaurusRhizophagus irregularis
dc.format.extent2p. 584.
riaa.ainfo.id1177972
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionJADMILLA RODRIGUES DA CRUZ VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ADRIANA MAYUMI YANO-MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ROBERTA LANE DE OLIVEIRA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; SUELLEN BISPO COELHO, LALLEMAND PLANT CARE; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SELECAO-DE-METODO-DE-INOCULACAO-COM-BIOINSUMO-Manga.pdf96.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace