Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBATISTA, V. C. V.
dc.contributor.authorSOUSA, C. T. de
dc.contributor.authorPEREIRA, I. M. C.
dc.contributor.authorMACHADO, T. F.
dc.contributor.authorPEREIRA, R. de C. A.
dc.date.accessioned2025-08-13T19:50:34Z-
dc.date.available2025-08-13T19:50:34Z-
dc.date.created2025-08-13
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 10., 2013, Campinas. Ciência de alimentos: impacto na nutrição e saúde: anais. Campinas: Unicamp, 2013.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178006-
dc.descriptionCymbopogon citratus, conhecido como Capim limão, produz óleo essencial, rico em citral, com propriedades antibacterianas.O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do óleo essencial (OE) e investigar o efeito dos componentes dos alimentos sobre sua eficácia. O potencial antimicrobiano do óleo foi determinado contra Listeria monocytogenes, L. innocua, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella choleraesuis. O efeito dos componentes dos alimentos e do Ph sobre a eficácia antimicrobiana do óleo foi monitorado pelo crescimento de L. monocytogenes em meios modelos, constituídos de amido de batata, extrato de carne, óleo de girassol em diferentes concentrações e caldo tripticase de soja em diferentes pH. Os resultados mostraram que o OE inibiu o crescimento de todas as espécies bacterianas testadas e o efeito antimicrobiano do óleo variou em função da concentração do componente manipulado. Proteínas e lipídios apresentaram impacto negativo na eficácia do óleo essencial; quanto maior a concentração destes componentes nos meios maiores foram as médias do crescimento bacteriano. O amido apresentou impacto negativo na eficácia do óleo nas concentrações de 1% e 5%. Contudo, na mais alta concentração avaliada (10%) se observou um declínio no crescimento bacteriano. Em relação ao pH, observou-se que a taxa de crescimento microbiano aumentou com o aumento do pH. Os resultados deste estudo comprovaram a eficácia antimicrobiana do óleo essencial do capim limão e que este pode ser mais eficaz contra agentes patogênicos de origem alimentar e bactérias deterioradoras, quando aplicado a alimentos que contêm alta concentração de amido e pH ácido.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEficácia antimicrobiana do óleo essencial de capim limão e interações com os componentes dos alimentos.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroControle Microbiano
dc.subject.thesagroÓleo Essencial
dc.subject.thesagroCapim Limão
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1178006
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionVALÉRIA CHAVES VASCONCELOS BATISTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; CIVITA TEIXEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; IANA MARIA CRISTINO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; TEREZINHA FEITOSA MACHADO, CNPAT; RITA DE CASSIA ALVES PEREIRA, CNPAT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eficacia-antimicrobiana.pdf45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace