Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178007
Title: O Sistema Agrosilvipastoril como alternativa de recuperação de áreas degradadas da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.
Authors: SEIDEL, E.
SILVA, M. P. da
CARDOSO, S.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
Affiliation: ERNANE SEIDEL, PROJETO GEF RIO FORMOSO
MARTA PEREIRA DA SILVA, CNPGC
SANDRO CARDOSO, AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL
VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF.
Date Issued: 2009
Citation: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentados... Brasília, DF: Embrapa, 2009.
Pages: 4 p.
Description: RESUMO - O presente trabalho foi realizado em duas propriedades localizadas na região denominada de bacias críticas do alto e do médio rio Mimoso que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Bonito, MS. São regiões que abrigam áreas de Mata Atlântica e Cerrado muitas delas isoladas na paisagem e com acentuada degradação ambiental principalmente pela falta de ações de conservação do solo e água. Buscar sistemas alternativos de produção que minimizem os impactos ambientais sem deixar de lado a pecuária, economicamente importante na região, compõe o grande desafio a ser enfrentado. Uma das propostas frente aos problemas levantados foi o fomento do Sistema Agrosilvipastoril (SASP), que é uma modalidade de produção agropecuária que visa a harmonia entre os componentes pecuário, agrícola e florestal tendo como principal objetivo gerar sustentabilidade tanto ambiental como também sócio-econômica. A introdução de árvores em pastagens pode trazer inúmeros benefícios, sociais, agronômicos e econômicos tanto em propriedades rurais de pequeno porte, que se utiliza de mão-de-obra familiar como também, em grandes propriedades rurais. Com a implantação dos SASP’s queremos iniciar a capacitação de técnicos e produtores rurais no sistema, avaliando o desempenho dos diversos componentes através da coleta de dados referentes à implantação e manutenção do sistema e selecionar espécies arbóreas nativas com melhor adaptação ao sistema. Das 15 espécies florestais selecionadas, todas apresentaram taxa de sobrevivência acima de 50% na área M7. Na área M1foi verificado que algumas espécies, como caroba, cedro, cumbaru, embaúba e jatobá necessitam de proteção inicial, como a que foi proporcionada pelo guandu na M7.
Thesagro: Cedro
Cumbaru
Embaúba
Degradação Ambiental
Espécie Nativa
Jatobá
Propriedade Rural
Keywords: Sistema agrossilvipastoril
Pastagem degradada
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sistema-agrosilvipastoril-alternativa-2009.pdf229.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace