Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178147
Title: Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã.
Authors: CECCON, G.
SILVA, J. F. da
ALVES, V. B.
LEITE, L. F.
COSTA, A. de A.
Affiliation: GESSI CECCON, CPAO; JUSLEI FIGUEIREDO DA SILVA, GRADUANDA EM BIOLOGIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, BOLSISTA CNPQ/EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, DOURADOS, MS; VALDECIR BATISTA ALVES, MESTRANDO EM AGRONOMIA, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, PRODUÇÃO VEGETAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, AQUIDAUANA, MS; LEONARDO FERNANDES LEITE, GRADUANDO EM AGRONOMIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS DOURADOS, MS; ADRIANA DE ARRUDA COSTA, GRADUANDA EM BIOLOGIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, BOLSISTA CNPQ/EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, DOURADOS, MS.
Date Issued: 2012
Citation: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 29., 2012, Águas de Lindóia. Diversidade e inovações na era dos transgênicos: resumos expandidos. Campinas: Instituto Agronômico; Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2012.
Description: Objetivou-se avaliar o rendimento de grãos de milho e massa de Urochloa (sin. Brachiaria) brizantha cv. Piatã, em cultivo solteiro e consorciado com diferentes populações de plantas da braquiária na entrelinha do milho, mais um tratamento com braquiária na linha e entrelinha do milho. O experimento foi realizado na safra verão de 2010/11, em Dourados, MS, em Latossolo Vermelho distroférrico, textura argilosa. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com 4 repetições. Inicialmente foram analisadas as populações de plantas de Piatã (0; 5; 10; 20; e 40 plantas m-2 ). A análise de variância da regressão não indicou efeito significativo (P>0,05) das populações de braquiária. As modalidades de semeadura foram comparadas por análise de variância, e as médias pelo teste de Tukey (P>0,05). Na segunda avaliação verificou-se maior massa de braquiária no cultivo solteiro (5.080 kg ha-1 ) sem diferir da massa da braquiária na entrelinha do milho (3.686 kg ha-1), mas superior à massa da braquiária na linha e entrelinha do milho (3.254 kg ha-1). O rendimento de massa de braquiária é maior em cultivo solteiro, mas em consórcio independe da sua população de plantas. O rendimento de grãos do milho independe da modalidade de cultivo e população de braquiária.
Keywords: Cultivo consorciado
Notes: Publicação original em CD.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File SizeFormat 
07256.pdf33.91 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace