Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHAES, M. A.
dc.contributor.authorCARDOSO, E. B.
dc.contributor.authorPINHEIRO, R. J. de J.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. E. de
dc.date.accessioned2025-08-26T13:18:58Z-
dc.date.available2025-08-26T13:18:58Z-
dc.date.created2025-08-26
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178288-
dc.descriptionEste trabalho, sobre o cultivo de alimentos sem o emprego de aditivos químicos, surgiu de uma demanda das Oficinas realizadas no projeto Construção de Boas Práticas de Manejo do coco babaçu no Assentamento Fortaleza, Esperantina, Piauí. A discussão sobre o uso de defensivos químicos em áreas de babaçuais foi polêmica. De um lado, alguns agricultores defendendo a praticidade do emprego de defensivos químicos nas práticas culturais, já outros, o perigo destes produtos para a saúde de quem os aplica, de quem utiliza a área de horta e coleta de coco e claro, para quem se alimenta destes produtos. A partir disso, foram realizadas atividades teóricas e práticas, que culminaram com a instalação de uma horta orgânica comunitária no Assentamento Fortaleza, sob a supervisão do técnico agrícola da Embrapa com experiência no cultivo de orgânicos, Acreditamos que este trabalho pode contribuir para melhoria do universo do pequeno agricultor rural do meio-norte do Brasil estimulando a: erradicação do uso de defensivos agrícolas em áreas de babaçuais e do fogo para limpeza das áreas; o uso múltiplo das áreas de coleta de coco babaçu, e uma alternativa de incremento da renda obtida pelos pequenos produtores rurais. Como forma de disseminar os conhecimentos discutidos nestas oficinas, no curso e na implantação da horta, foi elaborada a cartilha “Cultivo orgânico de Hortaliças em Babaçuais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo orgânico
dc.subjectPopulações rurais
dc.subjectPiauí
dc.titleO Cultivo orgânico de alimentos em babaçuais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBabaçu
riaa.ainfo.id1178288
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-26
dc.contributor.institutionMARIANA APARECIDA CARVALHAES, CPAMN; ERISVALDO BISPO CARDOSO, CPAMN; REGINALDO JONAS DE JESUS PINHEIRO, CPAMN; RENATA EVANGELISTA DE OLIVEIRA, CCA/UFSCAR.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CultivoOrganicoAlimentosBabacuais.pdf488.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace