Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOURENTE, E. R. P.
dc.contributor.authorPADOVAN, M. P.
dc.contributor.authorMERCANTE, F. M.
dc.contributor.authorSALOMÃO, G. de B.
dc.date.accessioned2025-08-29T17:48:48Z-
dc.date.available2025-08-29T17:48:48Z-
dc.date.created2025-08-29
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Sistemas agroflorestais na paisagem florestal: desafios científicos, tecnológicos e de políticas para integrar benefícios e globais: anais. Belém, PA : SBSAF : Embrapa Amazônia Oriental: UFRA : CEPLAC : EMATER : ICRAF, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178402-
dc.descriptionO estudo foi desenvolvido no assentamento Lagoa Grande, município de Dourados, Mato Grosso do Sul. O objetivo foi avaliar o comportamento da biomassa microbiana como indicador da qualidade do solo em sistemas agroflorestais e outros agroecossistemas sob manejos orgânico e convencional. As áreas estudadas foram constituídas por cinco sistemas, sendo: vegetação natural, como testemunha (VN); fragmento de vegetação nativa do bioma Cerrado, correspondendo a um início de transição de cerrado para mata; sistema agroflorestal 1 (SAF 1); sistema agroflorestal com um ano de implantação; sistema agroflorestal 2 (SAF 2) - sistema agroflorestal com 2,5 anos de implantação; área agrícola sob manejo convencional (MC) – área cultivada basicamente com a cultura da mandioca nos últimos cinco anos; área agrícola sob manejo orgânico (MO) - cultivada seguindo preceitos da produção orgânica. As coletas de solo foram realizadas em junho de 2007 e março de 2008, nas profundidades de 0-10 e 10-20 cm. Foram avaliados o C orgânico, o carbono da biomassa microbiana (C-BMS), a respiração basal (C-CO2) e o quociente metabólico (qCO2). Os sistemas agroflorestais apresentaram C-BMS e qCO2 semelhantes ao observado na vegetação nativa, que é o sistema com maior diversidade de espécies vegetais. A maior eficiência da biomassa foi observada no sistema agroflorestal com um ano de implantação. O revolvimento do solo desempenha impacto negativo sobre os atributos microbiológicos do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSAFs
dc.subjectBiomassa microbiana
dc.titleAtributos microbiológicos do solo em sistemas agroflorestais e em outros agroecossistemas sob manejo orgânico e convencional, em Dourados, Mato Grosso do Sul.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroManejo do Solo
dc.description.notesPublicação original em CD.
riaa.ainfo.id1178402
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-29
dc.contributor.institutionELAINE REIS PINHEIRO LOURENTE, PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; MILTON PARRON PADOVAN, CPAO; FABIO MARTINS MERCANTE, CPAO; GISELE DE BRITO SALOMÃO, ESTUDANTE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BIV-167.pdf165.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace